valor venal

Como determinar o valor venal de um imóvel?

Definir o valor venal do imóvel que você pretende vender pode ser um desafio, mas é o ponto de partida para que se faça um bom negócio.

Esse valor de venda depende de algumas variáveis que não se limitam apenas ao que o imóvel pode oferecer da porta pra dentro; muitas vezes, alguns elementos externos são tão ou mais importantes do que a metragem ou o número de quartos.

Confira no texto de hoje dicas que vão te ajudar a definir corretamente o valor do seu imóvel!

O que é o valor venal de um imóvel?

O valor venal é algo como a oficialização do preço do imóvel. Esse valor é calculado a partir de uma estimativa feita pela prefeitura da cidade onde o imóvel se encontra. Cada administração tem sua base própria de cálculo, que define os valores venais por região, mas normalmente levam em consideração os seguintes fatores:

  • Área do terreno ou da edificação (m² da região);
  • Valor unitário padrão segundo a Planta Genérica de Valores do Município;
  • Ano de construção da propriedade;
  • Logradouro;
  • Conservação do imóvel;
  • Função da edificação (comercial ou residencial);
  • Reformas ou modificações na construção.

Localização influencia o preço do imóvel?

Sim! A localização exerce uma influência importante no preço médio dos imóveis. Vizinhança, infraestrutura, segurança são alguns dos fatores considerados.

Imóveis residenciais que ficam próximos de pontos importantes de transporte público, como avenidas, terminais e estações de metrô, por exemplo, costumam ser muito valorizados. Assim como aqueles localizados em bairros com boa estrutura de comércio e serviços, com baixos níveis de criminalidade e que sejam bem abastecidos por serviços básicos, como luz, água e gás.

É importante observar a região antes de estipular o preço do imóvel.

Tamanho é documento?

O tamanho é outra característica que influencia diretamente o preço do imóvel. Quanto mais metragem, quanto mais cômodos (quartos, banheiros etc.) tiver, mais valorizado será o imóvel.

Idade do imóvel e estado de conservação

Normalmente, tirando áreas históricas e imóveis tombados, quanto mais novo o imóvel, mais valorizado.

Além disso, o seu estado de conservação é fundamental na estipulação do preço de venda. Sinais de desgaste ou problemas de infraestrutura podem ser usados na hora da negociação entre vendedor e comprador.

Opções de lazer

Particularmente no caso de apartamentos, quanto mais área de lazer houver (piscina, salão de festas, playground, academia etc.), maior o valor que pode ser cobrado.

Nas casas, boas áreas externas, com opções como churrasqueira e piscina, fazem o preço pelo conjunto todo se tornar mais alto.

Como calcular o preço de venda de um imóvel?

Quer saber quanto vale a sua propriedade? A melhor maneira é contratar um corretor especializado que, além de conhecer o mercado do local onde você pretende vender o imóvel, vai te ajudar a considerar todos os fatores listados e chegar ao valor mais adequado.

Conte com os especialistas da Mendes Ortega para te auxiliar no momento de alugar ou vender seu imóvel. Prestamos o melhor serviço de assistência imobiliária da região.

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

 

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!