fundo imobiliário

Imóvel particular ou Fundos Imobiliários, qual é melhor?

Comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários (FIIs)? Qual é a melhor alternativa? Por serem duas das principais formas de investir no mercado imobiliário, essa dúvida é muito frequente.

Ainda mais se considerarmos que “imóveis” é a classe de ativos mais querida dos brasileiros.

Confira no texto de hoje todas as vantagens e desvantagens das duas formas e tome a melhor decisão pra você!

 

O que é um fundo de investimento imobiliário FII?

O fundo imobiliário, ou fundo de investimento imobiliário (FII), é um fundo de renda variável que representa a junção de recursos de vários investidores com o objetivo de investir no mercado imobiliário.

Os fundos imobiliários são negociados na bolsa de valores, exatamente da mesma forma que as ações.

Portanto, o preço das suas cotas também varia diariamente, o que significa que você pode comprar um fundo imobiliário e ver ele perder valor no futuro. Por essa razão, é um investimento que deve ser considerado como algo a longo prazo (não é uma boa opção para constituição de reserva de emergência, por exemplo).

A dinâmica de funcionamento é basicamente a mesma que a de outros fundos: a administradora cuida da parte burocrática e jurídica, a gestora administra a carteira do fundo, e os cotistas são os investidores que aplicam dinheiro no fundo.

No caso dos FIIs, é bem comum que a gestora e a administradora sejam empresas do mesmo grupo.

Quais as vantagens dos Fundos Imobiliários em relação aos imóveis próprios?

Comprar imóveis físicos pode exigir uma quantia grande de dinheiro em um único ativo, o que pode aumentar o risco do investimento. Além disso, mesmo que o imóvel valorize, sua liquidez pode ser menor dependendo do local, bairro, cidade etc.

Há também os custos de IPTU e reformas que um proprietário de imóvel precisa arcar periodicamente. Nesse contexto, investir em fundos imobiliários pode ser uma alternativa interessante para muitos investidores.

Por outro lado, uma das desvantagens dos fundos imobiliários é a necessidade de pagamento das taxas de administração do FII. Outra desvantagem é que, ao comprar um fundo imobiliário, o investidor está deixando a responsabilidade de escolha dos imóveis na mão de um gestor.

Investir em fundos imobiliários ou comprar um imóvel?

É importante dizer que não existe uma única resposta para essa pergunta. A decisão de investir em fundos imobiliários ou comprar um imóvel é uma escolha pessoal e ambas podem ser vantajosas em diferentes momentos.

Alguns cenários podem favorecer o investimento em fundos imobiliários, principalmente para quem deseja investir no setor, mas tem pouco recurso para investir no momento.

Por outro lado, muitas pessoas não abrem mão de ter um imóvel físico e não tem nada de errado nisso. Muito pelo contrário. Essa possibilidade faz com que o proprietário tenha mais liberdade tanto em relação à própria moradia quanto a imóveis que tenham sido adquiridos como investimentos.

É importante lembrar que, como dissemos acima, ao investir em FIIs, você abre mão do poder de escolha do imóvel. Adquirir um imóvel físico, você escolhe o imóvel (tipo, tamanho, localização etc.).

 

Curtiu as dicas? Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida!

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

 

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!