Índices de reajuste de aluguel, IGPM, IPCA ou negociação direta?

Encontrar o melhor índice para reajustar o contrato de aluguel é um verdadeiro desafio, ainda mais em tempos de inflação alta.

No Brasil existem diversos índices que medem a oscilação de preços no país, sendo que os dois principais são o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preço de Mercado).

Ambos possuem a mesma finalidade que é medir a inflação que chega ao bolso do consumidor. A grande diferença entre eles está na metodologia usada, uma vez que o IPCA é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o IGP-M é medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Quando você assina um contrato para alugar um imóvel, seja como inquilino ou proprietário, estão previstos reajustes do valor do aluguel e uma dúvida comum é qual o melhor índice?

 

Reajuste de aluguel: IGP-M ou IPCA?

Historicamente, o principal índice utilizado no reajuste de aluguéis é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

Contudo, desde o ano passado esse índice vem acelerando de maneira acentuada. O salto registrado em junho foi de 0,59% e em maio de 2021 foi de 4,1% em maio, após ficar em 1,51% em abril, representou avanço de 14,39% no ano e de 37,04% em 12 meses. Foi a maior alta em 25 anos.

Diante de tal volatilidade, locadores e locatários têm aceitado renegociar os ajustes por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é mais estável que o IGP-M, vinculado ao dólar e, portanto, suscetível a qualquer impacto internacional.

Mesmo assim, o IPCA já acumula alta de 5,62% no ano de 2022 e de 10,97% nos últimos 12 meses, o que fez com que algumas pessoas recorressem a outra alternativa: negociação direta do reajuste.

 

O que diz a Lei do Inquilinato?

De acordo com a Lei do Inquilinato (Art. 18 da Lei n. 8.245/91), é direito do proprietário reajustar o valor do aluguel de seu imóvel anualmente.

Esse reajuste é previsto em contrato, sempre com base em algum índice de inflação.

Como os índices de reajuste de aluguel são aplicados?

Os índices de reajuste de aluguel, seja qual for o escolhido, devem incidir somente uma vez ao ano, sobre o valor em reais. Isso ocorre na data de aniversário do contrato e não no dia fixado para pagamento do aluguel.

Negociação entre locador e locatário

Diante do cenário de alta dos índices, há inquilinos e proprietários optando por negociar diretamente. A decisão, porém, é inteiramente dos proprietários.

Quando ambas as partes chegam a um acordo, há menos chances do proprietário rescindir o contrato de aluguel, além de ter algum nível de reajuste, não perde a renda mensal que recebe com a locação.

 

Curtiu as dicas? Conte com os especialistas da Mendes Ortega para vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida!

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

 

 

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!