permuta imobiliária

Como funciona a permuta de imóveis?

A permuta imobiliária pode ser uma maneira interessante de você conseguir comprar sua casa dos sonhos! Como o próprio nome indica, permuta de imóveis é a troca de um imóvel por outro, seja de valor equivalente ou diferente. Pode ocorrer também permuta com ações ou outros bens que o comprador tiver em nome dele. Nesse artigo vamos explicar exatamente como funciona a permuta no mercado imobiliário e os cuidados que você deve tomar quando for considerar uma permuta.   Como funciona a permuta de imóveis? Ao contrário de uma transação de compra e venda comum, na permuta imobiliária oferece-se um imóvel como parte do pagamento.  Nessa situação, não há necessidade de o comprador ter o dinheiro em mãos. Ele oferece um imóvel como parte do pagamento. Pode ser uma forma interessante para quem tem pressa em se mudar ou para evitar precisar liquidar o imóvel. Há duas maneiras de se fazer a permuta de imóveis:
  • por meio da troca de um ou mais bens com valor de mercado equivalente ao que se pretende adquirir;
  • por meio da troca de um ou mais bens de valor menor, mais um pagamento de valor adicional em dinheiro.
  As propostas que têm mais chances de serem aceitas são as que possibilitam ao vendedor receber, além do imóvel, parte do valor em dinheiro. É raro um caso em que o comprador tem um imóvel com valor de mercado equivalente com características atraentes ao vendedor, mas pode acontecer. Procure sempre um corretor de imóveis para te auxiliar nesta negociação.   Quais são os bens que permitem o contrato de permuta? Em um contrato de permuta, o comprador pode oferecer quaisquer bens que ele tenha em seu nome como imóveis, ações, quotas ou veículos. No caso de imóveis, eles podem ser:
  • casa ou apartamento já concluído ou para construir;
  • lote oriundo de desmembramento de terreno;
  • prédio construído com a finalidade de venda como unidade isolada ou autônoma;
  • unidade distinta de incorporação imobiliária;
  • terreno oriundo de loteamento;
  • terreno comprado para finalidade de venda, com ou sem construção.
  Importante: no caso de imóveis que custam mais de 30 vezes o salário-mínimo do país, é obrigatório realizar a escritura pública dessa permuta.   Como propor uma permuta? Em primeiro lugar, pergunte se há interesse de ambas as partes na proposta de compra e venda do imóvel no qual você está interessado. Em segundo, saiba o valor de mercado do seu bem, de preferência uma avaliação documentada, e de suas vantagens (seu imóvel tem liquidez? Bairro valorizado? É perto de escolas e comércio?) Faça a proposta e coloque seu imóvel à venda simultaneamente. Caso o imóvel receba proposta de compra, melhor para você, que poderá negociar melhor, caso pague em dinheiro.   Vantagens de fazer uma permuta imobiliária Há algumas vantagens em se fazer permuta imobiliária. Uma delas é facilitar o processo de compra e venda de imóveis. O comprador não precisa vender um imóvel para depois adquirir outro, facilita muito a transação e ajuda quem está com pressa em se mudar. Para o vendedor também é mais fácil: após a troca do imóvel, o atual dono do imóvel poderá fazer com ele o que bem desejar: poderá alugar, revender, morar ou até mesmo construir um novo empreendimento. Outra vantagem é a tributação caso os valores sejam equivalentes. Se o valor monetário dos imóveis for o mesmo, a Receita Federal não cobra tributo (pois não houve ganho imobiliário).  Nos casos em que o cliente complementa o valor com dinheiro (chamada torna), o imposto será pago por quem recebeu o valor.  

Conte com a Mendes Ortega 

Na hora de comprar um imóvel é importante ter assessoria especializada, que te ajude a tomar a melhor decisão para a sua família! A Mendes Ortega oferece o melhor serviço e atendimento diferenciado há mais de 35 anos na região de Sorocaba. Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!  

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!