consorcio financiamento

Consórcio ou financiamento: qual a melhor maneira de comprar meu imóvel?

Consórcio ou financiamento: qual a melhor maneira de comprar meu imóvel?

Consórcio ou financiamento? Você também quer comprar seu imóvel dos sonhos e está com essa dúvida?

A melhor forma de pagamento vai depender da realidade de cada um e neste texto vamos te orientar da melhor maneira possível para você tomar essa decisão.

Tanto o consórcio quanto o financiamento imobiliário servem para quem deseja comprar uma casa, um apartamento e dependendo até comprar terrenos e pagar pela construção ou reforma.

 

O que é consórcio?

 

O consórcio, assim como o financiamento, é uma modalidade para pagamento da compra de um bem. 

 

O consórcio funciona como um grupo de pessoas que têm o mesmo desejo de compra, no caso, um imóvel. Essas pessoas se unem a uma instituição financeira e pagam parcelas. Todos os meses ocorrem os sorteios que contemplam alguns integrantes do grupo para poder pegar a carta de crédito com antecedência.

 

No consórcio, você primeiro paga o plano para a instituição financeira e só depois compra o bem com o valor cedido por meio de uma carta de crédito.

A vantagem é que não há juros e as taxas envolvidas costumam ser mais baixas.

 

Há vários modelos de consórcio disponíveis para a compra dos mais variados tipos de bens e serviços. Com o consórcio você pode:

  • Comprar casas, apartamento ou terrenos;
  • Quitar financiamentos;
  • Pagar pelas chaves do imóvel na planta;
  • Construir em terrenos já adquiridos;
  • Reformar casas.

 

O que é financiamento?

 

O financiamento é uma das formas mais conhecidas para a compra de imóveis. Você apresenta uma série de documentos para avaliação e tem liberado (ou não) seu crédito para financiar o pagamento do imóvel.

 

O financiamento funciona como um acordo feito entre o cliente comprador e a instituição financeira. O comprador escolhe o imóvel, compra e contrata a instituição para pagar uma parte do valor do imóvel.

 

A instituição cobra taxas e juros sobre o valor e as parcelas de pagamento.

 

Qual a melhor maneira: consórcio ou financiamento?

Tudo vai depender da sua realidade e situação financeira. Você quer comprar já ou pode esperar um pouco? Tem reserva para dar entrada ou precisaria de ajuda com o total do valor?

 

No consórcio, não há necessidade de dar entrada no imóvel e não são cobrados juros, mas você não compra imediatamente.

 No financiamento, você compra o imóvel mais rápido, mas vai pagar taxas maiores.

 

O financiamento exige mais burocracia e garantias. O consórcio tem aquisição facilitada e não precisa de comprovante de renda.

 

Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens e é importante avaliar o seu momento e as necessidades na hora de comprar um imóvel.

 

Curtiu as dicas? Conte com os especialistas da Mendes Ortega para estudar a melhor opção para você e encontre o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!