5 passos para organizar um home office

5 passos para organizar um home office

Que profissional não sonha em transformar aquelas horas no trânsito para chegar ao serviço em tempo para resolver assuntos pessoais, dormir mais um pouquinho ou, até mesmo, para antecipar a entrega de trabalhos e se tranquilizar no resto do dia? Em ter horários flexíveis e autonomia para organizar a rotina de maneira que a torne mais produtiva? Pois é exatamente o que um profissional que trabalha em modelo home office pode fazer.

De fato, há inúmeros benefícios de se trabalhar em casa, e até mesmo por este motivo o home office foi recentemente regulamentado pela reforma trabalhista e vem conquistando mais adeptos a cada dia. Mas a verdade é que essa prática mais parece simples do que verdadeiramente é, e se o profissional não tiver o espaço do home office adequado e organizado, assim como foco e disciplina, o que era para facilitar a rotina poderá, na realidade, prejudicá-la.

Para que isso não aconteça, tudo o que você precisa é planejar melhor como será o seu “escritório em casa”. Veja com a Mendes Ortega os 5 passos para organizar um home office!

1- Crie o SEU espaço

Casa ou apartamento? Imóvel pequeno ou grande? Ao invés de se fazer essas perguntas, questione-se o que costuma usar em sua mesa de trabalho, o que te faria relaxar e concentrar e em qual ambiente você gostaria de estruturar sua rotina profissional. Diferentemente do que acontece nas empresas, aqui, é possível criar um espaço pensado exatamente em você e no seu home office. Em sua praticidade e, consequentemente, sua produtividade.

Ou seja, monte uma escrivaninha que acomode o seu notebook, a sua agenda, as suas anotações e até mesmo organizadores de mesa com pequenos objetos, como canetas, marca texto, lápis, post-its, clips, tesoura, etc. Se preciso, pense em inserir uma gaveta para guardar documentos importantes ou arquivos que vá utilizar com menos frequência. É claro que se houver um cômodo em sua casa que você possa utilizar de escritório será ainda melhor, pois, além de tudo, poderá decorar o ambiente: seja com um papel de parede que te transmita tranquilidade ou criatividade, com adesivos e objetos que reúnam frases motivacionais ou itens como lousas e quadros para anotações e lembretes.

2- Não economize em conforto

Por incrível que pareça, somente o fato de trabalhar em casa não é sinônimo de conforto. O conforto aparece de acordo com algumas decisões tomadas logo no início do planejamento do home office, que vão desde a escolha da cadeira, que irá te ajudar a ter uma boa postura, até a posição de cada objeto utilizado, como um monitor, que deve estar na altura de sua linha de visão.

De nada vai adiantar comprar uma cadeira porque estava com preço baixo ou combinou com o restante do ambiente, por exemplo, se ela se mostrar desconfortável em seu dia a dia. Portanto, sempre teste tudo aquilo que for usar antes de comprar, e não ligue se precisar pagar um pouco mais caro por isso. Acredite, o prejuízo poderá ser maior depois, tanto porque provavelmente terá que gastar novamente com um objeto que tem a mesma finalidade, quanto com a sua saúde.

3- Iluminação faz toda a diferença

Assim como no estofado e na escrivaninha, é essencial que você invista na iluminação do seu home office, que fará toda a diferença na concentração de seu trabalho e até mesmo na produtividade. Durante o dia, o ideal é que o ambiente abra espaço para a luz natural, mas não que atinja diretamente sua vista.

Pense na posição da janela ao estabelecer a melhor localização da mesa de trabalho, pois ela também será importante para circular o ar pela manhã. Para o fim da tarde e à noite, se for o caso, veja qual tipo de iluminação seria suficiente e qual seria o melhor direcionamento para que você possa enxergar perfeitamente bem, além de evitar, de todas as formas, que o ambiente fique escuro. Afinal, sua cama está logo ali, mas você não pode dormir, certo?

4- Não se esqueça da organização

Quem é que consegue trabalhar feliz em um ambiente desorganizado? Se você também acha que não há um alguém para essa resposta, sabe que é importante manter o home office organizado não só em uma segunda-feira, mas em todos os dias da semana. Por isso, no fim do dia, jogue todo o lixo fora, descarte os lembretes que não forem mais ser usados e limpe o que for preciso.

Aqui também entra uma questão muito importante que, se não cumprida, poderá afetar não só em sua organização, mas também em concentração e limpeza. Não decida levar um lanchinho rápido para a mesa com você, nem que seja para checar os e-mails. Hora de comer é hora de comer, então vá para a cozinha e tome um café da manhã reforçado, para somente depois focar em suas tarefas, como faria em uma empresa. Na hora do almoço, faça uma pausa tranquila e saia do ambiente de trabalho, pois esse descanso será essencial para que você possa, de fato, aproveitar o seu home office e as facilidades de estar em casa.

5- Nada de misturar o pessoal com o profissional

E se hora de comer é hora de comer, hora de trabalhar é hora de trabalhar! Não é porque está em casa que você poderá misturar suas tarefas pessoais e profissionais. Não “aproveite” para arrumar a casa, o quarto, conversar com os amigos, assistir televisão, checar as redes sociais. Permita-se uma pausa curta, mas para relaxar e fora do ambiente home office.

Se você estiver 100% disponível para resolver as questões da casa e de sua vida pessoal a qualquer hora, ao invés disso facilitar a sua rotina, só faria com que você postergasse as suas demandas de trabalho e, assim, sempre haveria algo a mais para ser feito fora do horário que tem planejado. E você não quer sentir que está trabalhando 24 horas por dia, não é mesmo? Então basta separar as funções, procurar focar no horário de cada uma delas e o resto virá naturalmente.

Além de organizar a estrutura do seu home office, é importante esclarecer para todas as pessoas que convivem com você a importância do tempo que precisa para dedicar-se ao trabalho, mesmo que seja em casa.

Fora isso, sinta-se à vontade para almoçar fora de casa um dia ou outro e trabalhar em um ambiente novo de vez em quando. O essencial é que você saiba que, em sua própria casa, há o cantinho perfeito para o seu home office, que, sempre organizado, estará esperando por você!

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1 Comentário

  • Reply Roberta Cristina 20 de fevereiro de 2020 at 17:31

    Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando
    bastante, muito obrigada.

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