5 Maneiras de limpar e organizar a casa rapidamente

Usufruir de uma casa limpa e organizada é, além de muito prazeroso, uma maneira de tornar o nosso dia a dia mais produtivo. A lógica funciona assim: quando estamos num ambiente sujo e bagunçado nosso cérebro atua com desânimo para realizar novas ações e tomar atitudes.

Sendo assim, mesmo as tarefas domésticas do cotidiano que precisamos realizar em casa ficam mais enfadonhas. Vamos a alguns exemplos: cozinhar com uma pia ou bancada cheia de louça suja é muito mais trabalhoso. Esta é uma atividade que requer espaço livre para picar e manipular os alimentos. 

Outro bom exemplo é o retorno do supermercado. Quando vamos armazenar os itens comprados na despensa ou armários e percebemos que não cabe porque tem coisa fora do lugar é desanimador.

Mas como ninguém quer ou precisa ser escravo da limpeza e organização do lar, não faz mal aprender alguns truques para facilitar a nossa vida. Veja, então, estas 5 maneiras de limpar e organizar a casa rapidamente.

 

 

A melhor coisa é não deixar acumular sujeira e manchas difíceis. Quando postergarmos a limpeza da sujeira provocada pelo uso cotidiano apenas para o grande dia da faxina, estamos favorecendo que ela fique muito mais difícil de ser removida.

Pequenos esforços no dia a dia valem mais do que perder horas tentando eliminar uma sujeira ou mancha acumulada de uma só vez. Isso vale para pequenos resíduos que caem no chão, sujeira no sofá e gordura nas panelas e fogão, entre outros.

 

  • Organização interna de armários e geladeira

 

Adotar uma rotina de olhar periodicamente os armários ou despensa da cozinha e também os itens da geladeira significa muito para manter a organização e facilitar a limpeza da casa.

Essa revisão frequente é a oportunidade de liberar espaço e, mais importante, evitar a ingestão de alimentos vencidos. Na geladeira isso também favorece a própria limpeza, pois alimentos envelhecidos eliminam odores e até resíduos.

 

  • Entrando em casa

 

A bagunça geralmente começa porque quando chegamos em casa ficamos automaticamente relaxados, o que é ótimo, claro! Mas pequenos truques podem evitar que esta prática implique em objetos espalhados pela casa.

Planeje como parte da decoração ter acessórios ou móveis propícios para “receber” os moradores e visitantes. Pode ser uma bancada no hall de entrada para acomodar carteira, correspondência, chaves e celular ou ganchos para pendurar bolsas e casacos.

 

  • Desapegando

 

Rever periodicamente a necessidade de manter guardado certos objetos, roupas e acessórios é uma maneira sustentável de manter a casa limpa e organizada.

Objetos e roupas sem uso há muito tempo só servem para roubar espaço e acumular ácaros. Então, se puder desapegar terá espaço livre para novas conquistas e energias. 

Para quem tem criança em casa, geralmente já há uma rotina de desapego com roupas, porque elas crescem e muito rapidamente as roupas não servem mais. Faça o mesmo movimento com os brinquedos. Escolher fazer este desapego próximo de datas que as crianças costumam ganhar novos brinquedos, como aniversário, Natal e Dia das Crianças, pode ser uma forma de facilitar o convencimento e a participação delas no processo.

 

  • Banheiro

 

Uma faxina mais pesada no banheiro é sempre recomendada pelo fato de ser o ambiente que acumula microrganismos mais nocivos à nossa saúde. Mas esta limpeza pode ser mais espaçada (quinzenal ou mensal) se pequenos cuidados no dia a dia forem adotados.

Primeiro que o banheiro também precisa estar sempre organizado. É comum que o armarinho fique entulhado com produtos de higiene sem uso ou vencidos e que a pia fique cheia de itens que até dificultam o uso.

Para resolver isso, guarde no armarinho apenas itens de reserva e os que utiliza no dia a dia colocados de forma organizada. Pequenos cestos organizadores podem ajudar. Sobre a pia deixe o mínimo de itens possível e também organizados. Capriche com um toque de decoração como um aromatizador e um pequeno vaso de planta, por exemplo.

Explore o espaço aéreo com prateleiras para armazenar toalhas de mão enroladas ou pequenas caixas para armazenar papel higiênico. Se tem criança pequena e utiliza banheira portátil, instale um gancho para pendurá-la dentro do box e facilitar a limpeza e a circulação das pessoas.

Leia também

1 Comentário

  • Reply francisca 3 de outubro de 2021 at 10:27

    amei essas dicas, otimo artigo!

  • Deixe um comentário

    Procurando um imóvel? Fale conosco!