Morar com crianças em apartamento

Morar com criança em apartamento: Confira dicas incríveis

 Quem já tem filhos ou pensa em constituir uma família já deve ter questionado a viabilidade de criar filhos morando em apartamento.

 A dúvida é normal, afinal de contas está presente em nosso imaginário que para proporcionar um desenvolvimento motor e cognitivo é preciso que a criança tenha muito espaço disponível.

 Mas quem disse que criança em apartamento não pode ter bons estímulos para o seu desenvolvimento? Morar em apartamento não precisa ser um limitador de todas estas conquistas.

 Atualmente, há diversas soluções em termos de segurança e decoração de espaços pequenos que podem ajudar bastante as famílias a criarem seus filhos em apartamento. Vamos às dicas?

Segurança – evitando acidentes

 A primeira providência sem dúvida é a instalação de redes de proteção. A dica vale para quem mora nos andares mais baixos também, pois em caso de acidente pode ser fatal. 

 Pesquise a empresa e faça junto com ela um mapeamento de todos as janelas e sacadas que precisam de proteção. Mesmo as janelas de banheiro que costumam ser altas devem ser mapeadas e, se possível, receber rede de proteção também.

 Exija orientação quanto ao prazo de validade e manutenção da rede de proteção. Cidades que recebem ação da maresia podem ter um tempo útil menor, com risco à sua efetiva proteção.

 Neste quesito segurança, vale ressaltar o cuidado especial com acidentes domésticos. Claro que esta atenção vale para casas ou ambientes mais espaçosos também. Mas redobre os cuidados em ambientes menores. Você pode fazer isso instalando proteção de quinas, atentando para utensílios que podem provocar queimaduras como ferros de passar, forno, fogão ou panelas no fogão.

Incidência solar

 É extremamente importante que o quarto das crianças receba luz do sol. A luz do sol favorece o aquecimento adequado dos ambientes e com isso de todos os objetos que possam reter ácaros, como sofás, cortinas, tapetes, pelúcias, roupas de cama e mesmo o armário de roupas. 

 Os apartamentos que recebem a luz da manhã são os mais indicados.

Veja também: 8 dicas para decorar quarto de menina

Escolha do piso e pintura de paredes

 A escolha do piso e pintura das paredes mais adequadas quando se pensa em ambientes mais favoráveis às crianças tem que levar em consideração: segurança, conforto e praticidade de limpeza.

 A criança passará pela fase de engatinhar e tende a explorar muito o chão em suas brincadeiras. 

 Por isso, os chamados pisos quentes, como o vinílico, laminado ou piso de madeira, são mais indicados por oferecer maior conforto térmico, seja em dias frios ou quentes. 

 A limpeza do vinílico e laminado são mais facilitadas, bastando aspirar e passar pano levemente úmido com álcool diluído para higienização, sem risco de alergias às crianças.

 Já as paredes não devem ter texturas ásperas que podem machucar as crianças. Pinturas com tintas laváveis são mais indicadas, pois mãozinhas gordurosas ou canetinhas serão um problema e tanto.

Áreas de lazer

 Sabe aquele sonho de dar liberdade de espaço para as crianças brincarem? Muitos apartamentos oferecem isso em suas áreas comuns de lazer.

 Playgrounds, piscinas, áreas livres, brinquedoteca e até espaços pets são alternativas muito interessantes para explorar com as crianças.

 Este é um diferencial importante para quem tem filhos. Apartamentos que oferecem estes espaços possibilitam também a socialização da criança. Isso tudo com o adicional da segurança patrimonial que os condomínios normalmente oferecem.

Pretende comprar um apartamento?

Se você está a procura de um apartamento na região de Sorocaba, saiba que a Mendes Ortega pode te ajudar.

Leia também

1 Comentário

  • Reply Graziely Ramos 31 de março de 2021 at 00:13

    Excelentes dicas, principalmente sobre o uso de redes de proteção. É um item indispensável que as pessoas ainda não veem como necessário, mas sim como luxo. Parabéns pelo conteúdo, muuito bom!

  • Deixe um comentário

    Procurando um imóvel? Fale conosco!