morar no interior

“Mudei para Sorocaba!”: entenda o que levou muita gente a trocar a capital pelo interior durante a pandemia

Um fenômeno notado durante a pandemia de Covid-19 foi o crescimento na mudança de pessoas e famílias da capital para morar no interior.

 Números do Colégio Notarial do Brasil revelam um aumento de 37% nas negociações de imóveis no estado de São Paulo entre 2020 e 2021.

 Entre indivíduos nascidos nas pequenas cidades e que desejam voltar e paulistanos em busca de uma vida mais tranquila, a tendência chama a atenção.

 Mas, afinal, o que motivou e acelerou esse processo observado no território paulista?

O que levou as pessoas a mudarem para o interior paulista?

A tendência não é uma novidade, e a maior crise sanitária do século apenas acelerou o que já era esperado por especialistas.

 Tem se tornado comum a procura por uma dinâmica de vida sustentável, abrindo espaço para projetos bioarquitetônicos e menos agressivos ao meio ambiente.

 Além disso, muitos moradores de São Paulo perceberam a necessidade de uma rotina mais leve, fugindo do caos das grandes cidades.

3 motivos para morar no interior paulista

1. Custo de vida mais barato

 Os preços mais acessíveis de moradia, mercado, lazer e educação são um dos pontos principais que levam as pessoas da capital para o interior.

2. Maior qualidade de vida

Segurança, facilidade no deslocamento, proximidade com a natureza… não faltam motivos para quem prefere uma vida mais tranquila e saudável.

3. Crescimento econômico 

Cada vez mais, as cidades menores têm recebido grandes empresas e indústrias, gerando novos empregos e aquecendo a economia.

Como é a vida no interior?

 Ao contrário de décadas atrás, morar no interior não significa mais distanciar-se do que acontece no mundo.

 É possível se desenvolver profissionalmente, ter acesso a uma educação de ótima qualidade, segurança e mais qualidade de vida ao mesmo tempo.

 Com o passar do tempo, as cidades menores vêm se estruturando e oferecendo condições de trabalho, estudo, lazer e turismo tão boas quanto nas capitais.

 Além disso, pela proximidade entre casa e trabalho e um trânsito menos intenso, as pessoas têm mais tempo para praticar atividades físicas ou outros hobbies.

Por que morar em Sorocaba?

 Impulsionado pela longevidade, renda e educação, seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2010 alcançou nota 0,798.

 Além disso, a região metropolitana de Sorocaba, composta por 27 cidades, gera cerca de 4,25% do produto interno bruto (PIB) do estado de São Paulo.

 Sorocaba também está entre as 15 melhores cidades do Brasil para empreender e abriga quatro das maiores empresas do mundo: Honeywell, Toyota, Pirelli e Bosch.

 Mais do que isso, 12 multinacionais estão instaladas na região, atraindo investidores e gerando, desde 2018, mais de 3,5 mil vagas de emprego.

 A cidade possui ainda uma rede hospitalar que é referência de qualidade no país, e os índices de criminalidade estão cada vez mais em queda.

 Já quanto à educação, o município sedia unidades de importantes colégios particulares e reconhecidas universidades, como a UFSCar, de São Carlos (SP).

 Localizada a apenas 100 km de São Paulo, Sorocaba possui um excelente serviço diário de fretagem de ônibus para a capital.

 A cidade é interligada por quatro importantes rodovias: Castelo Branco, Raposo Tavares, José Ermírio de Moraes e Emerenciano Prestes de Barros.

Ficou interessado em morar no interior paulista? Entre em contato agora mesmo com a Mendes Ortega.

 Somos uma imobiliária de Sorocaba que oferece assessoria completa para a compra ou locação de imóveis diversos em toda a região.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!