Vai morar sozinho (a)? Saiba como escolher um imóvel

Vai morar sozinho (a)? Saiba como escolher um imóvel

Em um mundo onde as gerações são cada vez mais independentes, é crescente a realidade em que jovens decidem sair cedo da casa dos pais, em busca de mais liberdade, espaço e independência financeira.

Porém, é importante se planejar para que essa decisão seja exatamente aquilo que se espera ao traçar os planos de morar sozinho (a). Se você está pensando justamente nisso, veja abaixo as dicas da Mendes Ortega e saiba como escolher um imóvel perfeito para seu perfil e que, acima de tudo, possa se encaixar em seu orçamento.

Defina um objetivo

Se você está aqui, a verdade é que já deu o primeiro passo para realizar seu sonho, mesmo que ainda não tenha percebido. A próxima etapa envolve muito planejamento e a definição de um objetivo que só você poderá definir.

Para facilitar, pense em algumas questões, como: o que você precisa para o momento? Qual é o objetivo do imóvel que quer escolher? Qual é o orçamento mensal que possui?

Todas essas respostas podem te guiar melhor na escolha do seu imóvel. Se você está no início de carreira e a remuneração não é alta o suficiente para garantir o financiamento de uma casa ou apartamento, por exemplo, o melhor a se fazer é optar pelo aluguel.

Não se preocupe, pois um dia você terá sua casa própria e, enquanto organiza os primeiros passos para uma vida mais independente, poderá aproveitar o valor que sobra no fim do mês para um investimento que te leve a esse próximo grande objetivo.

Mas, antes disso, pense em seu objetivo atual. Você pretende permanecer morando no mesmo lugar quando casar? Se sim, este local atenderá as suas necessidades a longo prazo? Mesmo que você tenha um emprego fixo e certa estabilidade financeira, o aluguel ainda pode ser uma boa opção se não tiver certeza dessas respostas.

O importante é que você coloque o imóvel por trás de seu objetivo no papel o quanto antes e vá em frente para encontrá-lo na realidade.

Analise tudo sobre o imóvel

Começou a procurar os imóveis com uma imobiliária de confiança? Ótimo! Pesquise mais de uma opção e veja se elas oferecem tudo o que você precisa. Uma boa dica para escolher um imóvel é basear essa decisão não somente na vontade de morar sozinho (a), mas também na praticidade do dia a dia.

O imóvel pesquisado fica perto do seu trabalho? Tem opções próximas de transporte público, como metrô e ônibus? A região oferece áreas de lazer, supermercados? Nesta etapa, toda avaliação é válida: do bairro, da vizinhança, dos serviços, do tamanho do ambiente, se há defeitos que vão exigir alguma reforma ou manutenção e, consequentemente, custos adicionais, entre outras questões.

Teste desde as torneiras à procura de vazamentos, até as portas, lâmpadas e chuveiros, para garantir que tudo esteja funcionando como deveria.

Pense que este será seu novo cantinho, o local em que poderá fazer o que quiser, mas sempre com muitas responsabilidades atreladas. Observe cada detalhe que estará relacionado à sua rotina no local e também analise se você já tem móveis ou eletrodomésticos para levar ao ambiente e se eles se encaixam ali. Pesquisar, pensar e analisar: esse é o grande segredo.

Pense na reserva de emergência

Antes de escolher o imóvel que fará parte de sua vida daqui em diante, pense, também, em todos os gastos que você terá e como ainda pode obter uma reserva de emergência. Coloque em uma planilha ou numa agenda todos os seus gastos fixos, como aluguel, condomínio, luz, água, internet, alimentação e cartão de crédito – aliás, para este último, a dica é utilizá-lo o menos possível.

Tudo isso para que, ao se deparar com uma despesa imprevista – esteja ela relacionada ao imóvel ou não –, você tenha aquela reserva para te salvar e não apertar as contas no fim do mês.

Prefira abrir mão de um ou outro conforto ou gasto material e passe a economizar sempre que puder. Se conseguir definir antecipadamente uma meta mensal, perfeito! Caso contrário, tente guardar o que sobra das despesas fixas.

O importante é que, todo mês, você consiga reservar algum valor que te auxilie quando mais precisar. Além disso, use a criatividade para economizar e não desanime: pode parecer difícil, mas é possível escolher um imóvel que cabe no seu bolso.

Prepare-se para a mudança!

Escolhido o imóvel? É hora de se preparar para a mudança, que vai muito além do endereço: trata-se de uma mudança de rotina, de vida e de autoconhecimento. Vai morar sozinho (a)? Tenha orgulho da decisão que tomou, mas programe-se da melhor maneira.

Tenha em mente os gastos que terá e saiba que qualquer desperdício ou descuido poderá ser prejudicial ao seu orçamento. Prepare-se para as responsabilidades que terá em casa, as compras no supermercado que devem incluir somente os itens essenciais e a organização da casa, que, se feita por você, evitará gastos com profissionais de limpeza.

Por fim, uma dica valiosa: prepare-se para pagar o aluguel assim que receber o salário. Desta forma, você terá muito mais controle do valor que sobrará todos os meses, servindo como mais um incentivo para alcançar o seu próximo objetivo de sucesso.

Acredite, pois o imóvel ideal está esperando para ser escolhido por você! Inclusive, se estiver procurando por ele na região de Sorocaba, conte com a Mendes Ortega para encontrá-lo!

Tem algo mais para falar sobre o assunto? Escreva para a gente!

Procurando imóvel em Sorocaba?

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!