comprar ou alugar imóvel

Vale mais a pena comprar ou alugar?

Na hora de procurar um imóvel, é necessário verificar diversas questões, como, localização, quanto tem para investir e em quanto tempo precisa mudar.

Saiba, nesta publicação, as vantagens de comprar ou de alugar um imóvel e qual é preferível para cada situação!

Vantagens em comprar

Algumas das vantagens de comprar um imóvel são:

Segurança

Quando o imóvel é próprio, não há o receio de algum dia ter de devolvê-lo para o dono, portanto, há mais segurança.

Outro ponto a ser ressaltado é a proporcionalidade de valorização do imóvel. Quando alguém compra, o valor daqui a uns anos já é maior.

Obter uma renda

Em razão da valorização do imóvel e pelo fato de ser um imóvel próprio, quando não há mais interesse em morar naquele local, é possível alugar.

Alugando é possível aumentar a renda, o investimento e há quitação mensal de todas as taxas necessárias que devem ser pagas.

Bem-estar e qualidade de vida

Para garantir bem-estar e qualidade de vida, comprar um imóvel é ideal, por ser uma conquista pessoal e garantir o futuro de todos da família.

Além disso, pode ter a decoração que almeja, investir de outras formas no imóvel e ter a certeza de que aquele bem será da próxima geração também. 

Vantagens de alugar

Contrato flexível

As pessoas que tendem a mudar constantemente não veem muita vantagem em ter uma casa própria, geralmente em razão da impermanência no local.

Nesse caso, quem se muda de cidade o tempo todo, pode optar por alugar um imóvel, pois o contrato garante flexibilidade.

O contrato geralmente tem prazo menor e pode ser renovado com o dono do imóvel ou mesmo rescindido sem custos adicionais, dependendo do acordo.

Custos de manutenção

Quando há necessidade de manutenção e há algum tipo de problema encontrado no imóvel, a responsabilidade de conserto será do proprietário.

Portanto, caso haja necessidade de reforma e outras questões por um problema que não foi responsabilidade do locatário, não há custos extras.

Orçamento

O valor de um aluguel é consideravelmente menor, comparado aos custos que a compra de imóvel proporciona ao comprador.

Portanto, alugar um imóvel é vantajoso para quem não possui dinheiro o suficiente para investir no momento em uma casa própria, por ser menos custoso.

O que analisar para saber a melhor opção para você

É possível comprar um imóvel em leilões que realizam diversos descontos, podendo chegar até 70% em alguns casos.

Há também a opção de comprar em loja de imóveis online e que proporciona ao comprador a comparação de valores e outros detalhes com outros imóveis.

O aluguel de imóvel é uma ótima opção para todos os tipos de perfis: universitários, pessoas que precisam morar próximo ao trabalho e para famílias.

É uma ótima opção, pois os custos podem ser muito menores, em comparação com a compra de um imóvel.

Portanto, comprar ou alugar depende do momento. Para comprar, é necessário um planejamento financeiro maior e mais seguro.

Com o aluguel, há mais flexibilidade financeira, por se tratar de um valor de investimento de curto prazo.

Para saber mais sobre imóveis, navegue pelo nosso blog ou entre em contato conosco, da imobiliária de Sorocaba Mendes Ortega!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!