seguro-fianca-casa-mão

Seguro Fiança: 3 vantagens na locação de imóveis

Seguro Fiança: 3 vantagens na locação de imóveis

Sua escolha será a locação de um imóvel? Não sabe qual a melhor modalidade para aprovação de garantia para aluguel escolher e a imobiliária te apresentou a possibilidade de fazer um seguro fiança.

Qual a vantagem do seguro fiança? Vale mesmo à pena? Neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre isso!

 

O que é seguro fiança

O seguro fiança é uma modalidade de garantia de pagamento que deve ser apresentada ao proprietário quando alugamos um imóvel. Essa modalidade tem ganho cada vez mais destaque nos contratos de aluguel. 

O seguro fiança é uma excelente alternativa para quem não tem familiares com imóvel próprio na cidade ou se sentem constrangidos em pedir esse compromisso.

O seguro é uma alternativa simples, barata e cômoda tanto para inquilinos quanto para proprietários.

 

Vantagens do seguro fiança

Esse tipo de garantia traz vantagens para todas as partes envolvidas no processo de locação de um imóvel por ser uma alternativa menos burocrática, mais fácil. 

Vamos listar as três principais para inquilinos e proprietários.

 

3 vantagens para o inquilino

Para o inquilino, as principais vantagens são:

  1. Não há a necessidade de procurar alguém disposto a ser fiador do contrato.

Algumas pessoas se sentem constrangidas a pedir esse tipo de compromisso, mesmo para familiares.

  1. Não precisa se sacrificar para conseguir o valor de três aluguéis para pagar a caução.

Nem todo mundo tem uma reserva de emergência equivalente a três meses de aluguel.

  1. O valor do seguro é diluído nos aluguéis, o que facilita o pagamento.

O inquilino não precisa dispor do valor total de uma única vez. O valor é pago em pequenas parcelas junto com o aluguel e não compromete o orçamento familiar.

 

Além dessas vantagens, algumas seguradoras oferecem assistências residenciais, como: encanador, chaveiro e eletricista 24 horas.

A única “desvantagem” seria que o inquilino não recebe o valor de volta como no caso de depósito caução. Considerando as vantagens, o seguro fiança ainda é uma excelente opção para quem quer alugar um imóvel.

 

3 vantagens para o proprietário

Para o proprietário, as vantagens são:

  1. Menos burocracia para alugar seu imóvel.
  2. Garantia de que receberá todo o valor dos aluguéis e multas previstas.
  3. Auxílio da seguradora em questões jurídicas relacionadas ao contrato.

Além dessas vantagens, é mais fácil para o proprietário receber aluguéis em caso de atraso ou inadimplência.

Se tiver uma questão mais complicada com o imóvel e de repente precisar entrar com uma ação de despejo, a seguradora tem auxílio jurídico para esta ação.

 

Quais os documentos necessários?

Para análise de perfil, as seguradoras exigem do inquilino documentos pessoais (RG e CPF) e comprovação de renda, que costuma ser de três a quatro vezes o valor do aluguel. Podem ser utilizadas as rendas de todas as pessoas que residirão no imóvel para compor o valor.

Os inquilinos aposentados devem apresentar os três últimos recibos de pensão. Pessoas que recebem pensão alimentícia devem apresentar, também, cópia da sentença judicial acompanhada dos três últimos recibos de pensão.

Após a aprovação, a proposta de seguro é enviada para a imobiliária, que redigirá o contrato de locação com os dados do seguro fiança. 

 

Curtiu as dicas? 

Confira em nosso site todos os imóveis cadastrados  e conte com os especialistas da Mendes Ortega para fazer o melhor negócio! 

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!