Porque na crise é a melhor hora para investir em imóveis?

Porque na crise é a melhor hora para investir em imóveis?

Durante uma crise, os mercados sempre temem o pior, e as ações das empresas, assim como os preços dos bens de consumo, sofrem de acordo com a dimensão da crise. Mas, historicamente, quando a poeira baixa, o otimismo retorna e os preços sobem novamente para os valores iniciais. Um estudo feito pelo grupo de pesquisa Ned Davis avaliou 28 crises globais nos últimos cem anos, desde a invasão Germânica na França da Segunda Guerra Mundial, até ataques terroristas como o 11 de setembro. Toda vez, mercados reagiram de forma negativa, caindo fundo, apenas para se recuperarem logo em seguida.

Os investidores que venderam seus imóveis ou ações de empresas durante esse período se viram tendo que comprá-los novamente a preços mais altos logo depois. Por outro lado, os investidores pacientes, que viram as quedas no mercado como uma oportunidade, tiveram excelentes retornos durante a recuperação.

Enquanto a maioria dos investidores entra em pânico quando ouve a palavra “crise”, aqueles com cabeça fria são capazes de enxergar os preços baixos resultantes desse período como uma oportunidade de comprar e de investir. Comprar bens, sejam eles quais forem, de pessoas movidas pelo medo durante uma recessão, é como comprá-los em promoção. Muito frequentemente, o medo leva os preços de bens de consumo muito abaixo do seu valor real intrínseco, recompensando aqueles que foram pacientes quando os preços retomam seus valores originais.

Lucrar a partir de investimentos feitos durante uma crise requer disciplina, paciência e, é claro, certo capital disponível em mãos para poder negociar os melhores preços e aproveitar as melhores oportunidades.

É evidente que investir durante um período de crise é arriscado, pois nunca se sabe em quanto tempo o mercado irá se recuperar, e nem o panorama claro dessa recuperação.

Duplas recessões, ou seja, períodos em que uma crise ocorre logo em seguida da outra, são possíveis. Além disso, reconhecer o momento correto de comprar, onde o mercado está no seu mais baixo ponto, e onde os preços estão mais baixos, pode ser difícil. Porém, investidores capazes de pensar racionalmente durante uma crise podem se beneficiar e muito durante a recuperação de um mercado.

Isso porque, ao comprar um imóvel durante uma crise ou recessão, você está adquirindo um bem por um preço muito mais baixo do que o habitual. O preço é influenciado por dois fatores principais.

O primeiro é o medo dos proprietários de que seu imóvel perca valor, quando este vê os preços caindo, e decide vender em uma ação desesperada, sem pensar na recuperação, onde os preços voltam a subir.

O segundo fator é facilmente explicado pela lei da oferta e da demanda. Em um momento de crise, poucas pessoas pensam em comprar ou investir, pelo clima geral de insegurança e pela redução das fontes de renda fixa e de postos de trabalho. Portanto, com menos compradores, os comerciantes e proprietários se vêem forçados a baixar os preços, para conseguir pelo menos algum lucro e algum consumidor.

Quando o mercado está em recuperação, o preço sobe novamente, pois as pessoas se tornam novamente confiantes, e vendo uma melhora evidente nas condições econômicas do país e uma melhora na segurança financeira pessoal, decidem novamente comprar e investir, pois para elas esse é o momento certo. Novamente a lei da oferta e da demanda: muitas pessoas querendo comprar, o mercado se torna competitivo, e os preços sobem novamente.

Isso sem contar o fato de que o mercado imobiliário é um dos mais estáveis para se investir. Em qualquer circunstância, o preço de um imóvel irá subir ao longo do tempo, devido à inflação, um pouco mais, ou um pouco menos, mas sempre sobe. Além disso, o setor imobiliário é considerado um setor essencial, que tende a se fortalecer durante períodos de crise.

Isso porque todo mundo precisa morar em algum lugar, certo? E se o investidor não possui dinheiro para investir em outras coisas, mas ainda assim possui um capital disponível, ele certamente irá priorizar o investimento em um imóvel, seja a compra ou o pagamento de um aluguel.

Portanto, se você possui o dinheiro e está se perguntando se durante uma crise é rentável fazer um investimento, está aqui sua resposta: períodos de crise podem ser excelentes para realizar investimentos em imóveis. Além dos benefícios de se investir durante uma crise, temos os benefícios de se investir no mercado imobiliário em si, que é seguro e rentável na maioria das circunstâncias.

Para ter certeza de que você está por dentro das melhores condições do mercado e que está fazendo um bom negócio, procure um corretor imobiliário, um profissional preparado para te garantir os melhores retornos em investimentos em imóveis, fazendo seu dinheiro render mais.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!