Mercado Imobiliário: Saiba escolher o imóvel que cabe no seu bolso

Mercado Imobiliário: Saiba escolher o imóvel que cabe no seu bolso

Chegou a hora, certo? Hora de se mudar, de recomeçar, de construir novos objetivos e, para isso, alcançar o imóvel que sempre sonhou. Por outro lado, você tem medo de se comprometer em fechar um imóvel e apertar o orçamento do fim do mês? Não se preocupe, para tudo há um jeito! Aliás, apesar de 2016 ter representado um ano de incertezas para o mercado imobiliário, 2017 já mostrou que ainda promete ser muito mais vantajoso para quem busca comprar ou alugar um imóvel.

Leia as nossas dicas abaixo e, se estiver em busca de um imóvel moderno, confortável e que caiba no seu bolso, entre em contato com a gente para mais informações!

Tudo no seu tempo!

O primeiro passo para você, que quer escolher um imóvel que cabe no seu bolso, é ter paciência. Sim, pois uma decisão grande como a compra ou aluguel de uma casa ou apartamento, se feita com pressa, poderá te prejudicar não somente em questão financeira, mas também com o arrependimento de sua própria escolha.

Portanto, não aceite a primeira proposta que julgar vantajosa, busque mais de uma opção para comparar os fatores que irão fazer a diferença em seu dia a dia, assim como avaliar quais são suas necessidades pelo menos a médio prazo.

Para começar, também defina um valor ideal, aquele que você – e quem mais for participar da compra ou aluguel – possa desembolsar todos os meses, sem afetar a totalidade de sua renda mensal. O mais saudável é levar em consideração uma margem de sobra de pelo menos 10%, contando com todas as despesas mensais.

Com calma e paciência para pesquisar uma alternativa mais em conta, além de estruturar o melhor planejamento, tudo acontecerá no seu tempo, e o imóvel ideal poderá estar mais próximo da sua realidade do que você imaginava.

Novo x Usado

Independentemente de sua escolha – imóvel novo ou usado –, a visita ao ambiente também será fator fundamental para que você possa escolher aquela opção que cabe no seu bolso. Afinal, de nada adiantará optar por um imóvel barato, mas depois se surpreender com despesas extras de estrutura.

Em casos de imóveis usados, por exemplo, é importante analisar bem todos os acabamentos e detalhes que podem te fazer desembolsar um custo maior para reformas após a compra ou aluguel.

A mesma observação vale para a compra de imóveis na planta, uma vez que eles podem gerar despesas extras relacionadas às instalações de pisos, azulejos e iluminação. Mas, claro, não necessariamente um imóvel, somente por ser novo, será sempre mais caro.

Muitas vezes, os serviços de um condomínio mais novo do que outro, por exemplo, oferecem mais benefícios à sua rotina e te farão economizar futuramente.

O importante, nesses casos, é que você analise bem todos os fatores, como localização, segurança, estrutura, serviços, transportes e comércios próximos, fazendo um balanceamento, junto com um profissional, do que é mais vantajoso para você e, mais uma vez, para o seu bolso.

Alugado x Financiado

Sem preconceitos: dependendo dos seus objetivos e fase de vida, pagar um aluguel pode ser ainda melhor do que negociar um financiamento. O valor que reservaria para os juros do financiamento, neste caso, poderá guardar para alcançar um maior desconto na hora de comprar um imóvel.

Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos e veja qual é a melhor opção: imóveis alugados ou financiados. Se decidir que deve financiar, atente-se às taxas que vão além deste custo. O valor da transferência de propriedade do imóvel (as chaves) ou até mesmo do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) são exemplos que devem ser considerados, fora a entrada e taxas de juros, que variam bastante de acordo com o banco.

Então não deixe de pesquisar entre as instituições financeiras, analisar as melhores taxas, formas de pagamento e descontos.

Escolha uma imobiliária de confiança para te auxiliar na comparação dos benefícios. Seja o imóvel novo ou usado, alugado ou financiado, o importante é que você feche aquele que, mais do que um bem em sua vida, torne-se a realização daquele sonho que você tanto esperou, ao mesmo tempo em que não comprometa negativamente seu planejamento financeiro.

E para garantir que isso tudo seja possível, você pode contar com os serviços da Mendes Ortega. Trabalhamos com compras e locações de imóveis em uma das mais populosas cidades do interior de São Paulo: Sorocaba.

Se estiver em busca de um imóvel pela região ou tiver alguma dúvida sobre o mercado imobiliário, entre em contato! Você sonha, escolhe, e nós realizamos e garantimos as condições que, sem dúvidas, cabem no seu bolso.

Procurando imóvel em Sorocaba?

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!