investimento imobiliário

Investimento imobiliário: como se tornar um bom investidor

A palavra investimento muitas vezes traz um grande receio às pessoas. Isso acontece porque ela é, geralmente, atrelada a um grande risco ou aposta com possibilidades de insucesso.

É claro que qualquer tipo de empreendimento possui chances de dar errado, mas na grande maioria das vezes, os riscos são menores do que a percepção da sociedade indica.

Em tempos de juros mais baixos, por exemplo, os investimentos mais tradicionais em bancos, considerados mais seguros pela população, acabam sendo menos vantajosos e rendendo menos dividendos aos investidores.

Nesses momentos, portanto, é preciso buscar alternativas e diversificar investimentos e o mercado imobiliário é um ótima oportunidade para isso.

Mas como garantir que um investimento dará certo? Como se tornar um bom investidor?

Obviamente nunca é possível ter certeza de sucesso no mundo dos negócios, entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para se ter bons resultados.

Esteja sempre bem informado

Uma das principais condições para ser um bom investidor é estar sempre muito bem informado sobre o setor com o qual estiver envolvido.

No caso do imobiliário, é necessário buscar tendências e compreender, pelo menos minimamente, o comportamento dos clientes que movimentam esse mercado.

Reunir informações sobre projeções de crescimento e desenvolvimento de cidades também pode ser um bom caminho para investimentos de sucesso.

Conhecer os próximos passos do município no qual seu investimento acontecerá é uma maneira de encontrar áreas desvalorizadas, mas que possuem um alto potencial de valorização.

Projete possíveis cenários negativos que possam afetar o seu investimento

É melhor prevenir do que remediar, isso é um fato. E por conta disso, antes de qualquer investimento, é importante prever o maior número possível de cenários negativos que possam afetar os seus negócios.

Evidentemente que ninguém conseguiria, por exemplo, prever os impactos de uma pandemia como a ocasionada pelo Covid-19 no ano de 2020.

No entanto, é possível se resguardar de outras situações menos atípicas e extravagantes. Por isso, uma certa dose de pessimismo em algumas análises certamente pode te ajudar como investidor.

Diversifique seu investimento

Se a sua intenção é reduzir as chances de uma possível perda massiva de dinheiro investido, há uma estratégia muito simples e funcional: a diversificação dos investimentos.

A lógica é muito simples, quanto maior a quantidade de investimentos diferentes, menor a chance de um erro muito impactante.

Erros continuarão acontecendo, mas eles estarão dentro de um contexto em que serão menores e que poderão ser compensados por outros acertos.

Por outro lado, quando toda a renda de um investidor se concentra em apenas um empreendimento, caso algum problema aconteça, tudo pode ser perdido.

Obtenha um bom direcionamento

Um bom direcionamento é também um importante passo para ser um bom investidor. Para isso, é preciso buscar ajuda com aqueles que realmente entendem do negócio imobiliário.

Entre em contato com a Mendes Ortega, uma assessoria imobiliária com larga experiência no mercado brasileiro, e comece já a investir no ramo imobiliário!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!