averbação de imóvel

Averbação de imóvel: saiba o que é antes de vender seu imóvel

Lidar com imóveis, seja uma compra, uma venda ou uma simples reforma, é sem dúvidas um processo burocrático. Há muitos documentos e pendências a serem resolvidas, como por exemplo, a averbação de imóvel.

Mas calma! Se você não sabe o que é isso, este texto vai te ajudar a compreender mais sobre o assunto e não ficar perdido quando precisar fazer uma averbação.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que você não precisa ser um profundo especialista em assuntos imobiliários.

Entretanto, ter ao menos uma base sobre o assunto pode te ajudar a fazer um bom negócio ou não cometer eventuais erros administrativos, a depender da sua necessidade.

Dessa forma, principalmente se você estiver prestes a comprar ou vender um imóvel, preste bem atenção no conteúdo a seguir!

O que é averbação de imóvel?

Para explicar corretamente o que é averbação de imóvel de forma simples, um bom método é traçar relações com fatos mais corriqueiros da nossa rotina.

Por exemplo: quando uma criança precisa trocar de escola, existem vários documentos que precisam ser entregues à instituição que irá receber o novo aluno.

Dentre esses documentos, destaca-se o histórico escolar, que serve para indicar o desempenho do aluno nas antigas passagens escolares.

Outro exemplo se dá quando existe uma negociação de compra e venda de veículos usados ou seminovos.

Nesse tipo de negociação, os compradores mais cautelosos sempre buscam informações sobre as peças do carro e o histórico de acidentes e reparos.

Isso pode ser feito por meio de vistorias especializadas e independentes que garantam a veracidade dos fatos relatados.

Tudo bem, mas qual a relação desses fatos com a averbação de imóveis?

É muito simples: uma averbação é basicamente um registro do histórico de tudo que aconteceu com um imóvel.

Desde reformas, passando por mudanças contratuais e, até mesmo, o estado civil dos proprietários do imóvel, todos esses fatores precisam ser informados e disponibilizados na matrícula do imóvel.

A matrícula, por sua vez, é um registro que conta com todas as informações relevantes acerca do imóvel.

Em quais casos a averbação deve ser feita?

Existem diversas situações que exigem uma averbação. As reformas, como já indicamos, fazem parte desse grupo.

Outros casos mais específicos dizem respeito a uma mudança contratual. Algo que acontece, por exemplo, quando pessoas se casam e precisam alterar seus documentos por conta da comunhão de bens.

Possui dúvidas quanto à documentação de imóveis? Nós podemos te ajudar!

O mundo imobiliário tem muitas nuances e é preciso se preocupar com elas a todo momento.

Portanto, em casos de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Mendes Ortega, uma empresa com anos de tradição e que pode te oferecer a melhor assessoria imobiliária de Sorocaba e região.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!