financiamento imobiliário

Entenda tudo sobre financiamento imobiliário

Entenda tudo sobre financiamento imobiliário

Se você já pensou sobre a aquisição de um imóvel, certamente já considerou a alternativa de fazer um financiamento imobiliário.

Esse tipo de financiamento cresceu muito de popularidade nos últimos anos, de modo que se tornou a opção ideal para muitas pessoas.

Porém, antes de assinar o contrato de financiamento, é preciso entender que existem diversos aspectos importantes sobre essa modalidade de compra.

Você deve entender muito sobre o negócio para só então começar um financiamento, afinal, ele pode durar longos anos.

Neste post, veremos tudo sobre o financiamento imobiliário e, ao final da leitura, você estará pronto para tomar uma decisão mais consciente.

Vejamos as principais informações sobre o financiamento imobiliário. Acompanhe!

O que é financiamento imobiliário?

Financiamento imobiliário é uma espécie de empréstimo realizado por meio de instituições financeiras.

A finalidade desse crédito é a compra de um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, novos ou usados, já construídos ou na planta.

Quando você consegue fazer o financiamento, o banco paga ao credor o valor total do imóvel, de modo que você passa a dever esse valor para o banco.

Aqui é válido lembrar que o valor financiado sempre é mais alto do que o valor solicitado, já que ele é acrescido de juros, taxas e impostos.

Os financiamentos imobiliários normalmente são feitos por meio dos bancos, que permitem parcelamentos durante muitos meses.

O que considerar na hora de financiar?

Antes de financiar, você deve ter em mente que um financiamento não é sempre a melhor opção. 

Muitas vezes, o valor do investimento pode gerar altos juros em aplicações, renda fixa, ações na bolsa de valores, entre outras modalidades.

Esses juros podem, até mesmo, ser maiores que o aluguel que você já paga, sendo que, dessa forma, você acaba tendo mais vantagens em continuar alugando.

Além disso, você não deve financiar se não tiver uma boa estabilidade financeira e profissional. O investimento é um compromisso muito sério.

Você deve considerar a longevidade das parcelas e refletir sobre a sua estabilidade para, só então, comprometer-se com um investimento.

Como fazer um financiamento?

Na hora de financiar um imóvel, você deve ter em mente que essa prática não é tão simples. É preciso que você cumpra todas as exigências do banco.

Algumas instituições financeiras não permitem que o seu nome esteja negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por exemplo.

Além disso, existem algumas modalidades de financiamento imobiliário em que o comprador não pode ter nenhum outro imóvel em seu nome.

Em relação ao contrato, se o comprador for casado, a depender do regime de bens, será preciso que o cônjuge assine o contrato também.

Dessa forma, fica claro que cada instituição e cada tipo de financiamento imobiliário conta com o seu próprio regulamento.

O ideal é que você vá até a instituição desejada para entender como os financiamentos disponíveis funcionam para, então, verificar a sua viabilidade.

Veja ainda: 5 dicas para ser aprovado em um financiamento imobiliário

O que é necessário para dar início ao financiamento de um imóvel?

Para dar início ao financiamento de um imóvel, você pode recorrer à sua imobiliária de confiança. No local, você será informado sobre diversos pontos.

A imobiliária poderá ter um correspondente autorizado ou um colaborador qualificado para lhe passar as informações necessárias.

Depois disso, você poderá dar início à documentação, definir a quantidade de parcelas do financiamento, o valor, escolher o imóvel, entre outras coisas.

Saiba mais: Importância da entrada no financiamento do imóvel

Conheça a Imobiliária Mendes Ortega

A Imobiliária Ortega é a principal empresa para quem deseja fazer um financiamento imobiliário com praticidade, segurança e rapidez.

A empresa está situada na cidade de Sorocaba e ajuda seus clientes em todas as modalidades de financiamento. Entre em contato para saber mais!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!