imóvel pronto

Comprar um imóvel pronto ou construir?

Esse é um questionamento feito por muitas pessoas que estão querendo comprar seu próprio imóvel. A resposta não é tão simples porque as pessoas podem ter necessidades e recursos diferentes, mas no texto de hoje procuramos esclarecer todos os fatores que devem entrar nessa complexa equação para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Imóvel pronto: benefícios

Comprar uma casa ou um apartamento pronto é a solução ideal para quem está com pressa de se mudar ou não tem paciência de acompanhar uma obra. Confira algumas vantagens:

Ausência do fator surpresa

Em um imóvel pronto, você pode analisar todos os detalhes, os acabamentos, a parte elétrica e hidráulica. Dá para fazer a vistoria completa e evitar surpresas desagradáveis.

Praticidade

A grande vantagem de comprar um imóvel pronto é poder se mudar em pouco tempo.  Basta fechar negócio para pegar as chaves e pensar na mudança.

Comodidade

Para lidar com empreiteiros e pedreiros ou solucionar eventuais problemas que aparecem durante uma obra é preciso ter tempo e disposição. Nesse sentido, um imóvel já construído é mais cômodo.  

Imóvel pronto: desafios

Para comprar um imóvel pronto é preciso ter uma boa quantia de dinheiro guardada para dar de entrada, pois atualmente há a necessidade de dispor de, no mínimo, 20% do valor do imóvel como entrada.​​ O imóvel pronto vale mais a pena para pessoas que estão dispostas a arcar com uma entrada relevante e têm uma boa reserva.  

Construir um imóvel: benefícios

A primeira vantagem de se construir uma casa é que você pode pensar e decidir todos os detalhes e deixar tudo personalizado, de acordo com seu gosto. Ou seja, será possível definir a qualidade dos acabamentos, a disposição, quantidade dos ambientes, metragem e ainda definir se o imóvel será sustentável.  

Menor custo

Geralmente, os terrenos custam menos do que casas ou apartamentos já prontos. E o custo de obra de uma casa idealizada pode ser 30% abaixo do que um patrimônio comprado pronto para morar.

Valorização

A casa construída pode ser muito valorizada na hora da venda. Claro que tudo depende da localização do terreno, tamanho da casa, acabamentos etc., mas essa pode ser uma opção rentável e segura, com desvalorização zero. Esse tipo de aquisição é para quem não tem pressa e quer uma casa de acordo com os seus desejos.  Construir não é barato, mas certamente sairá mais em conta do que comprar uma casa pronta, por conta da margem de lucro que as construtoras colocam.   

Construir um imóvel: desafios

O primeiro desafio é a espera. Uma casa demora a ser construída. Dependendo do tamanho do imóvel ou até da época do ano (em época de chuvas, as construções andam mais devagar), pode demorar mais de ano. Outro desafio é lidar com toda a equipe envolvida com as surpresas que sempre acontecem. Atualmente é possível contratar arquitetos que acompanham a obra para você, o que pode ser uma boa opção caso você seja muito ocupado. Construir um imóvel é para quem não tem tanta pressa e quer um lar de acordo com as suas vontades, mesmo que isso demore um pouco mais.  

Conte com a Mendes Ortega 

Na hora de comprar um imóvel é importante ter assessoria especializada, que te ajude a tomar a melhor decisão para a sua família! A Mendes Ortega oferece o melhor serviço e atendimento diferenciado há mais de 35 anos na região de Sorocaba. Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!  

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!