convivencia-em-condominios

4 dicas para boa convivência em condomínios

4 dicas para boa convivência em condomínios

 

Manter uma boa relação com seus vizinhos é fundamental para boa convivência em condomínios. Afinal, você e eles moram no mesmo terreno, no mesmo endereço, em um ambiente comunitário.

Viver junto não precisa ser complicado. Basta ter bom senso e se ater a alguns preceitos básicos, além, é claro, das normas do condomínio definidas em assembleia. Confira as 4 dicas que preparamos para vocês!

 

1) Respeito é bom e todo mundo gosta

 

Conheça as regras do condomínio, saiba quais os dias e horários para realizar mudanças, reformas. Saiba quais são as ações de segurança que foram acordadas coletivamente.

 

Respeitar não é apenas seguir as regras, mas tratar as pessoas (moradores, funcionários) com respeito. Essa é a principal regra para se viver em grupo. 

 

Não faça nada que possa incomodar ou perturbar os demais moradores. Lembre-se: a liberdade de um termina quando começa a liberdade do outro. 

 

Consciência coletiva é algo muito discutido, pouco praticado. Mas é simples: exercite a empatia, procure se colocar no lugar do outro, coloque-se à disposição para dialogar. Ao se envolver num conflito, procure resolvê-lo com tranquilidade e uma boa conversa.

 

2) Não imponha seu animal de estimação aos seus vizinhos

 

Manter um animal de estimação em apartamento requer muito cuidado, principalmente em relação à higiene. 

 

Se for levar seu cãozinho ou gatinho para passear, mantenha-o com a coleira (há muitas pessoas que têm medo de animais).

 

Caso o animal suje alguma área comum do condomínio, limpe imediatamente. Lembre-se de que a área é coletiva. Leve sempre uma sacolinha e use o elevador e a saída de serviço. 

 

Dentro de seu apartamento também é importante cuidar da higiene para que o odor não incomode os vizinhos.

 

O barulho pode ser outra preocupação. Há relatos de animais deixados sozinhos, que latem o dia inteiro e acabam incomodando os demais moradores. Como sempre, a melhor solução é o diálogo. Converse com seus vizinhos, ofereça-se para resolver o problema (caso seja você a causá-lo).

 

3) Cuide corretamente do seu lixo doméstico

 

Verifique se há coleta seletiva e quais os lugares adequados para depositar o lixo orgânico e o reciclável.

É preciso manter a limpeza do prédio, um ambiente comunitário.

 

É óbvio, não jogue papéis, bituca de cigarro ou qualquer outro lixo pela janela.

 

4) Obras e reformas

 

Não tem como evitar. Com o passar dos anos, o imóvel se desgasta e há necessidade de reparos.

Em outros casos, os moradores decidem alterar o design de algum cômodo, trocar o piso, instalar algum eletrodoméstico, alterar iluminação etc. 

 

A questão é: obras e reformas são inevitáveis e podem ser uma dor de cabeça para os seus vizinhos.

 

Para minimizar os efeitos negativos, comunique ao síndico e aos vizinhos mais próximos a duração da obra e a movimentação dos prestadores de serviço e sempre respeite os horários estabelecidos.

 

Ao terminar a obra, a dica é leve um mimo (flores, biscoitos ou um bolo gostoso) para os seus vizinhos mais próximos. Isso vai garantir que nenhum barulho a mais prejudique a boa convivência.

 

Curtiu as dicas? Tem muitos conteúdos em nosso blog que podem te interessar!

Se estiver procurando imóveis, conte com os especialistas da Mendes Ortega e encontre o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!