Como organizar a cozinha: 10 Facilidades que você precisa saber

Como organizar a cozinha: 10 Facilidades que você precisa saber

Você até tenta evitar, mas a sua cozinha parece estar sempre bagunçada? Muitas vezes, isso acontece porque o cômodo é menor do que gostaríamos que fosse para reunir todos os objetos, utensílios e alimentos que precisamos manter na cozinha. Mas a boa notícia é que a bagunça pode, sim, ser transformada em ideias e soluções para deixar o ambiente muito mais organizado.

A Mendes Ortega separou 10 facilidades que você precisa saber sobre como organizar a cozinha!

1- Guarde pensando na praticidade

Apesar de já ser avaliada por muitos, essa não pode deixar de ser a dica número 1. Tudo aquilo que mais utiliza para cozinhar e também nas refeições deve ficar em uma altura apropriada e de fácil acesso. Ou seja, nos armários próximos da pia, você deve deixar somente o necessário – de copos, talheres e pratos do dia a dia, a panelas e potes. Não se importe em deixar aqueles aparelhos que só utiliza de vez em quando guardados em armários altos ou gavetões mais baixos.

2- Crie suas próprias divisórias

Por que não transformar a falta de espaço em ideias personalizadas e práticas para a sua rotina? Por exemplo, você pode colar papeis de presente em caixinhas para usar como divisórias nas gavetas para separar talheres; pode colocar capinhas de tecidos em tábuas antigas de forma a criar um “bolsinho” para pendurar – que vai servir para guardar de forma prática utensílios de cozinha, ao mesmo tempo em que decoram o ambiente; pode ampliar o espaço dos armários com separadores e investir, ainda, em prateleiras.

E se você não tem espaço para uma fruteira, o mesmo vale: você ainda pode aproveitar espaços verticais da sua cozinha para inserir uma cestinha na parede e colocar as frutas.

3- Amplie o espaço: use ganchos e painéis!

Quem dera se os armários fossem suficientes para guardar todos os utensílios da cozinha! Mas não tem problema, você ainda pode aproveitar os espaços inserindo ganchos nas paredes, que servirão para pendurar luvas térmicas, panos de prato e também outros objetos práticos do dia a dia. Se você usa com frequência, bem melhor que eles estejam ali ao seu alcance, certo? Colheres de pau e silicone e até mesmo panelas, que geralmente ocupam muito espaço nas gavetas, também podem ser penduradas em ganchos de metal com suportes ou painéis.

4- Cuidado ao empilhar e aproveite para organizar os potes

Você até pode empilhar alguns objetos – desde que não sejam copos e taças, que riscam –, mas eles têm que ser iguais, do mesmo tipo e tamanho. Ou seja, faça uma pilha de pratos rasos separada da pilha de pratos fundos, tigelas, panelas (com tampas enfileiradas) e potes.

Aliás, esses últimos, queridinhos da cozinha, podem ser organizados de uma forma que economize espaço e garanta mais higiene: guarde os potes plásticos um dentro do outro do maior para o menor e sem as tampas, e separe-as em uma cesta. Se for comprar, prefira os quadrados e retangulares, mais fáceis de guardar.

5- Crie kits com temperos e itens que mais utiliza

Sal, azeite, açúcar, pimenta e até canela e mel: nada de deixá-los espalhados pela cozinha, um no armário, outro em cima da bancada, etc. Uma boa dica é criar uma cestinha pequena ou separá-los em kits, deixando os itens que utiliza com mais frequência juntos, pois, além de facilitar na hora das refeições, isso evita as sujeiras indesejadas pela cozinha.

6- Deixe os eletrodomésticos juntos

Se tiver espaço para isso, guarde todos os eletrodomésticos no mesmo lugar. Lembre-se que aqueles que você não usa com frequência não têm a necessidade de estarem em fácil acesso. E a última dica sobre eles: nada de deixar tomadas e acessórios separados, pois isso certamente fará com que você os perca e se atrapalhe na hora que precisar utilizá-los.

7- Para temperos e ervas? Aproveite os mínimos espaços!

Os vasinhos de temperos e ervas são mais alguns dos queridinhos na cozinha e, aqui, a liberdade de criação também fica por sua conta! O que podemos dizer é que, para organizar melhor e poupar espaço, você pode aproveitar a soleira da janela, ou, se não for o caso, criar uma prateleira na borda da pia para colocá-los em cima. E não se esqueça de colar etiquetas na tampa de cada um deles para facilitar a identificação.

8- Prepare a geladeira e os alimentos

Foi ao supermercado? Na volta, separe alguns minutos para organizar todos os alimentos na geladeira, outros no armário (sempre no mesmo lugar) e deixar sua cozinha sempre organizada! Anote as dicas: itens frescos e que estragam mais rápido ficam em cima, restos de comida em potes plásticos ficam no meio e frutas e verduras ficam embaixo. Assim, você saberá sempre onde encontrar cada item e evitará que aquele cheiro desagradável de estragado chegue em sua casa.

9- Panos enrolados, sacos guardados!

Que tal deixar os panos de prato em rolinhos para economizar espaço e facilitar a troca? Fora eles, os sacos plásticos que também são bem utilizados na cozinha devem ser guardados sempre, e, para isso, você pode usar a sua criatividade e customizar uma caixinha de papelão para guardá-los. Ambos estarão ocupando pouquíssimo espaço na cozinha e a deixando mais organizada.

10- Livre a sua bancada

De nada vai adiantar seguir todas as outras facilidades se a sua bancada e pia continuarem dando um jeito de acumular coisas. Portanto, sempre que puder, livre espaço da sua bancada e mantenha apenas o necessário! Mas agora está bem mais fácil, não? Além de seguir as dicas anteriores, você ainda pode deixar a louça sempre limpa e guardada assim que secar no escorredor, além de priorizar os cestos de lixo de chão, que evitam passar a impressão de um ambiente sujo.

E aqui vai um bônus: nada de apegar ou acumular! Aproveite que está lendo este texto e veja o que realmente ainda é útil, completo e de boa qualidade para continuar em sua cozinha – que, agora, ficará muito mais organizada.

O que achou dessas dicas? Quer ajuda para organizar mais algum cômodo da sua atual ou futura casa? Conte com a Mendes Ortega e deixe seu comentário!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!