Nossos decoradores prepararam 8 dicas incríveis que irão te ajudar a decorar o lugar mais "delicioso" da casa. Confira Como organizar a Cozinha.

Como organizar a cozinha: veja 8 dicas imperdíveis

 A organização do lar tem grande influência no prazer de estarmos em casa. E claro, no fluxo da rotina familiar.

 A cozinha tem fama ser o coração da casa. E, realmente é um espaço que precisa estar sempre em ordem para facilitar a tarefa diária. Pelo menos para a maioria dos brasileiros, de armazenar e preparar os alimentos.

 Mas como organizar a cozinha de forma mais prática? Para quem tem espaço menor esta tarefa pode ser um desafio ainda maior. Afinal, cozinhar exige o uso de muitos acessórios e um espaço mínimo para manipular os alimentos com higiene e segurança.

 Por esta razão, listamos algumas dicas preciosas para ajudar a manter a cozinha, mesmo as pequenas, sempre organizadas e funcionais.

 1 – Consumo consciente

 Sim a regra de sustentabilidade vale para todo mundo e é especialmente valiosa para quem tem pouco espaço na cozinha. Prefira produtos in natura, pois assim, assim além de não ter embalagens que ocupam espaço você ainda realiza refeições mais saudáveis. Para os demais itens embalados que forem inevitáveis, prefira porções que serão utilizadas até o fim, sem desperdício. Comprar volume desnecessário de alimentos requer espaço de armazenamento.

Você pode querer: 5 dicas para fazer a decoração do quarto de casal

 2 – Móveis planejados

 Para organizar a cozinha invista em armários planejados. Com isso, é possível aproveitar cada cantinho de forma estratégica. Os projetos de decoração atualmente são modernos e oferecem soluções incríveis que facilitam o dia a dia na cozinha.

 3 – Explore as paredes

 Como complemento aos armários planejados, ou na impossibilidade de investir neles, opte por utilizar ao máximo as paredes da cozinha. Elas podem alocar ganchos para panelas ou suportes para utensílios de cozinha que, além de facilitar a rotina, ainda decoram o ambiente.

 4 – Espaços internos

 Entulhar produtos e guardar objetos de forma aleatória são erros que consomem muito espaço. Para a organização ser efetiva, arrume objetos por similaridade. Priorizando sempre os que são utilizados cotidianamente na frente.  Para as panelas, organizá-las de forma empilhada e por tamanho, encaixando-as umas às outras é a melhor opção.

Você pode querer ver: 10 Dicas para decorar seu quintal

 5 – Organizadores como apoio

 Vale a pena investir nos organizadores internos, como os suportes aramados para xícaras e pratos. Com isso, você utiliza espaço aéreo que normalmente é desperdiçado. E também nos organizadores de tampas de panelas. Isso facilita bem e evita aquele cai cai de utensílios quando precisamos pegá-las dentro do armário.

 6 – Desapego

 Guardar louça quebrada, toalha de mesa manchada, pano de prato rasgado ou panelas muito velhas e com o revestimento danificado são atitudes de apego desfavorável para a organização. No caso das panelas que soltam resíduos e louças quebradas, elas representam ainda um risco para a saúde da família. Jogue fora!

 7 – Temperos e utensílios sempre à mão

 Aqui já falamos em facilidade para manipular os alimentos na hora do preparo da comida, certo? Então, ter os temperos e utensílios de cozinha sempre à mão é uma forma de fazer o ato de cozinhar algo bem mais prático. Há soluções muito interessantes como ganchos na parede ou potes de tempero em pequenas prateleiras que são bem funcionais.

 8 – Bancada livre

 mesmo que você tenha um espaço muito pequeno da pia da cozinha para utilizar como bancada, é importante que ela esteja sempre livre e limpa.

 Não deixe louça suja na cuba na hora de cozinhar, pois você precisará lavar e cortar alimentos ou lavar as mãos constantemente e isso atrapalha inclusive a organização mental do cozinheiro.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!