Zoológico de Sorocaba

Zoológico de Sorocaba: conheça uma das melhores atrações da região

Com mais de 50 anos desde a sua abertura, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é uma das principais atrações turísticas de Sorocaba (SP).

 Atualmente, mais de 1,2 mil animais de 290 espécies vivem no local, que oferece uma série de atividades educativas para crianças, jovens e adultos.

História do zoológico

 Originado de um antigo e precário alojamento de animais onde hoje é o Fórum Velho, o Zoológico de Sorocaba foi inaugurado em 20 de outubro de 1968.

 O local escolhido foi uma chácara pertencente à família Prestes de Barros, às margens do Rio Sorocaba.

 Declarado símbolo municipal desde 1993, o zoo sorocabano é considerado um dos mais completos da América Latina, com 70% dos animais da fauna nacional.

 Uma das grandes virtudes do parque é o apoio à recreação saudável, programas de educação ambiental e a forte colaboração com pesquisas.

 O zoológico ocupa uma área de 128.300 m², sendo 17.500 m² de lago e outros 38.700 m² de mata secundária, habitada por diversos animais.

O que o zoológico oferece?

 Com estrutura moderna, o parque oferece acessibilidade para pessoas com deficiência, além do empréstimo de duas cadeiras de rodas.

 Ao longo do espaço, são disponibilizados bancos para descanso, quiosques de apoio, banheiros, fraldários e bebedouros públicos.

 Para garantir a segurança do zoológico e seus visitantes, há a presença constante de guardas municipais.

 Os estacionamentos em volta não são vinculados ao parque e existem vagas nas vias do entorno.

 Para alimentação, o zoo conta com uma lanchonete em deck de madeira com vista para o lago e pontos de venda de doces e outros alimentos.

 Apesar de não dispor de parque infantil, o Zoológico de Sorocaba oferece brinquedos e placas educativas para os menores.

Como funciona o agendamento?

 Para visitas não monitoradas em grupo (mais de 15 pessoas), é necessário o envio de solicitação por e-mail, com no mínimo 20 dias de antecedência.

 Nesse caso, escolas e instituições devem encaminhar anexados os documentos necessários, bem como apresentar no dia a lista de participantes.

 As excursões guiadas devem ser solicitadas também por e-mail pelo menos 20 dias antes, mediante a disponibilidade de vagas e agenda.

 Para requerer a isenção de entrada, a escola ou instituição deve preencher o documento do Anexo I, disponível no site do zoológico.

Quais são as principais atividades?

 Dentre as principais atividades do Zoológico de Sorocaba, a visita orientada inclui um passeio guiado opcional pela mata, cozinha ou museu.

 Já o projeto “Zoo vai à Comunidade” é a visita de uma equipe do parque a escolas e instituições, levando animais vivos, jogos e atividades ecológicas.

 Nas férias ou fins de semana, o “Animazoo” oferece atrações especiais para grupos de crianças e adolescentes, com gincanas, exposições, teatro e mais.

 Para promover a consciência ambiental, o parque disponibiliza manuais e apresentações com dicas e recomendações de hábitos mais sustentáveis.

 Por fim, o Museu de Zoologia conta com exposições e mais de 800 peças, entre animais taxidermizados, fixados e esqueletos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o Parque Zoológico, que tal morar próximo à região de um dos destinos turísticos mais importantes da cidade?

A Mendes Ortega é uma imobiliária de Sorocaba que oferece assessoria completa para a compra ou locação de imóveis diversos.

 Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos empreendimentos.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!