imóvel alugado

O que você pode mudar em um imóvel alugado?

O que você pode mudar em um imóvel alugado?

 

Você alugou um imóvel e quer deixá-lo com a sua cara? No texto de hoje vamos te falar tudo o que você pode (e não pode) mudar em um imóvel alugado.

 

Conhecer a Lei do Inquilinato e dialogar com o proprietário ajuda a fazer um acordo acessível para ambas as partes.

 

Verifique as cláusulas do contrato

 

Antes de tudo, verifique seu contrato. Às vezes há cláusulas que determinam quais reparos podem ser feitos e definem a responsabilidade e alcance de reformas necessárias.

 

O que diz a Lei do Inquilinato?

 

Segundo a Lei, existem três tipos básicos de benfeitorias em imóveis alugados: necessárias, úteis e voluptuárias. As melhorias necessárias — também conhecidas como estruturais — são as indispensáveis para a conservação e habitação do imóvel, como reparos na rede elétrica e hidráulica.

 

No caso dessas indispensáveis, o inquilino pode fazer a mudança mesmo que o proprietário não autorize, e os reparos poderão ser indenizados pela Lei.

 

Já as benfeitorias úteis exigem autorização prévia para, então, haver o direito de indenização. Esse tipo de benfeitoria visa facilitar a vida dos inquilinos, tornando as instalações mais funcionais, como: instalação de câmeras de segurança ou de portão eletrônico.

 

Existem ainda as benfeitorias voluptuárias, que são conhecidas também como melhorias, nos termos da Lei. Tais mudanças não são consideradas obrigatórias e, portanto, também exigem autorização prévia do proprietário para serem feitas. Nesse caso, o inquilino é quem normalmente assume as despesas da reforma.

 

A lei permite que o proprietário detalhe essas regras no contrato de locação, por isso dissemos que o primeiro passo é analisar o contrato.

 

Em relação a obras do condomínio em áreas externas e coletivas (no caso de apartamentos ou casas em condomínio), é responsabilidade do proprietário do imóvel arcar com esses custos.

 

Também é de responsabilidade dele entregar o imóvel ao inquilino em plenas condições de uso, assim como é dever do locatário devolver a propriedade nas mesmas circunstâncias ao final do contrato.

 

4 mudanças que você pode fazer em qualquer casa alugada

 

Pintura

Uma camada de tinta pode renovar completamente os ambientes e mudar o astral da casa. Você não precisa se restringir a paredes.

Tetos, pisos, armários e qualquer outra superfície pode ser candidata a uma renovação desde que aprovada pelo proprietário.

 

Pisos

Caso você não queira ou não possa trocar o piso (por imposição do proprietário), uma boa solução é usar tapetes. Tapetes, além de tornar o ambiente mais aconchegante, podem ajudar a delimitar ambientes e o melhor: você leva com você quando se mudar.

 

Armários

Nem sempre os imóveis alugados têm armários suficientes para sua necessidade (e gosto). Você tem o direito de instalar prateleiras ou mais armários, furando a parede se necessário, mas precisará cobrir esses furos perfeitamente ao sair do imóvel.

 

Plantas e espelhos

Plantas e espelhos te ajudam a criar uma vista para a casa. As plantas “aquecem” um ambiente trazendo organicidade e beleza. Além disso, dependendo de sua escolha, perfumam o ambiente, o que pode transformar o espaço.

 

Curtiu as dicas? Conte com os especialistas da Mendes Ortega para vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida!

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!