Jardim vertical: 6 ideias para criar o seu

Jardim vertical: 6 ideias para criar o seu

Que tal ter um jardim vertical no seu apartamento? As paredes com plantas e flores estão em alta, e deixam espaços internos e externos com mais charme e beleza. De forma prática, o jardim vertical é uma medida inteligente para otimizar espaços com uma decoração moderna e personalizada.

É possível instalar um jardim vertical em qualquer ambiente, desde que da maneira correta. É preciso pensar em uma estrutura que seja instalada adequadamente e numa forma de não causar umidade à parede.

Um jardim vertical pode abrigar diversas espécies: flores, ervas aromáticas, folhagens – basta uma composição harmoniosa e a escolha de plantas que se adaptem ao clima do seu lar. É hora de se inspirar e trazer a natureza para perto de você. Confira agora seis ideias para criar o seu jardim vertical!

Upcycling

Outra tendência de decoração, o upcycling consiste em reaproveitar objetos e dar a eles novas funções. Para um jardim vertical nesta ideia, a dica é usar folhas de janelas antigas para o mural onde ficarão os vasos. Simples e criativo.

Quadro natural

As estruturas de bambu e palha dão um ar ainda mais natural ao seu jardim vertical. Pense na composição do ambiente para um ar aconchegante. Próximo da estrutura, experimente colocar cadeiras de ráfia para aproveitar a companhia das plantas.

Vasos integrados

Existem conjuntos de vasos integrados que permitem a criação de um mural moderno e muito prático de fazer a manutenção. A ideia é ótima para cultivar flores e folhagens.

Horta vertical

Uma boa alternativa é pensar no cultivo de ervas que podem ser usadas para cozinhar. Quem possui cozinha integrada, vale instalar na passagem desse ambiente, utilizando vasos com espaço para escrever. Assim, ficará mais fácil identificar cada espécie.

Outra sugestão é fazer sua horta em um painel de jardineiras, que facilitam o cultivo e ainda permitem criar espécies diversas em um único vaso – apenas cuidado para não causar uma superlotação de plantas.

Parede verde no banheiro

Ouse e leve o jardim vertical para outros ambiente, como o banheiro. Aqui, é preciso atenção na escolha das espécies – tendo em vista que esse é um espaço que não recebe luz solar direta e possui bastante umidade. Pense em violetas, para uma composição mais delicada, ou samambaias, que gostam deste tipo de clima.

Mais cor, por favor

Vá além da estrutura e crie um espaço belo e criativo. Mais que uma estrutura bela, a parede também pode ter um cuidado especial. Cores vivas, iluminação especial e azulejos com estampas são uma boa pedida para quem quer mais personalidade nos ambientes da casa.

Cuidados importantes

O planejamento do seu jardim vertical vai além da escolha da estrutura. É preciso pensar em plantas que possuem o mesmo tipo de comportamento. Se você vai montar o seu na varanda, as espécies utilizadas precisam gostar de sol direto e corrente de vento, por exemplo.

Outro ponto fundamental é não se esquecer do tempo de rega e poda. Afinal, as plantas são seres vivos que precisam de cuidados constantes. Assim, você terá um jardim vertical sempre saudável e pronto para conferir ainda mais beleza ao seu lar.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!