Dicas para decorar um apartamento pequeno

Dicas para decorar um apartamento pequeno

Os apartamentos estão ficando cada vez menores, e para esta realidade atual dos imóveis é necessário usar a criatividade para aproveitar cada metro quadrado precioso.

A história da construção civil acompanha também as mudanças no comportamento das pessoas como da própria cidade. Os imóveis mais compactos consistem em menos custo de manutenção, assim como na ideia de praticidade.

Mas a verdade é que conseguir espaço suficiente em apartamentos pequenos pode ser um enorme desafio, porém existem alguns truques infalíveis na hora de decorar os ambientes para que o imóvel pequeno seja adaptável.

A seguir, listamos algumas dicas essenciais para não haver erro na decoração e no aproveitamento de espaço em um imóvel compacto:

As cores claras dão a sensação de amplitude e fazem com que os ambientes pareçam maiores. O uso de cores escuras pode trazer o aspecto de que o ambiente seja ainda menor. Todavia, isso não significa que tons escuros não podem ser utilizados de forma alguma. A solução é deixar as cores mais vivas para objetos decorativos, tais como almofadas, esculturas e quadros;

  • Integração de ambientes

Uma sugestão importante para dar amplitude ao imóvel compacto é eliminar visualmente barreiras, ou seja, integrar alguns espaços em apenas um único ambiente. Desta forma, sala, cozinha e varanda, por exemplo, podem passar a ter uma estética funcional,  integrada e contínua.

  • Móveis planejados

A marcenaria talvez seja o grande trunfo para o aproveitamento de espaço em um apartamento pequeno. O planejamento de armários, contando também com uma boa organização interna, é um recurso ideal para que cada metro quadrado seja aproveitado de maneira adequada às necessidades. Cada espaço deve ser atendido pelos móveis planejados, desde o uso de armário embaixo do balcão como também suspenso, assim como melhor aproveitamento de quinas e locais vazios com prateleiras e nichos.

  • Espelhos

O espelho é um grande aliado na busca por ampliar ambientes em um apartamento pequeno, vez que dá a sensação de continuidade e faz com o espaço pareça maior do que realmente é. A sua utilidade clássica continua indispensável em quartos e banheiros, mas o espelho pode servir para integrar diferentes ambientes ou apenas para decoração.

Todavia, é preciso estar atento ao que o espelho irá refletir, faz-se necessário verificar também a parede oposta, para que se possa ter a certeza que o espelho irá refletir os objetos e peças a que se pretende destacar, vez que como irá aumentar o tamanho do ambiente, tem que se observar para que o espelho reflita corretamente, caso contrário, pode-se ter uma imagem poluída e o resultado ser justamente o contrário do desejado.

Mesmo que no apartamento não haja nenhuma parede disponível para se colocar o espelho, o objeto pode ser usado em algum móvel,  de uma forma revestida. Por isso a necessidade do planejamento adequado da marcenaria.

  • Luminosidade

A luminosidade é uma das dicas essenciais para compensar a falta de espaço em apartamento pequeno. Se os ambientes não têm luz natural, a iluminação artificial serve para atingir o objetivo de sensação de amplitude.

Além do mais, a luz exerce também função decorativa, pois destaca o desenho das peças, lustres e demais elementos decorativos. Contudo, deve-se observar para o tom da lâmpada que será usada em cada ambiente, tendo em vista que as de tom branco aumentam o espaço e o tornam mais frio, e as de tom amarelado são usadas para locais específicos, para destacar alguma peça decorativa.

No começo, a decoração de um apartamento compacto pode ser desafiadora, mas seguindo essas dicas o desafio se tornará satisfatório e prazeroso.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!