decorar o seu quintal

10 dicas para decorar o seu quintal

O quintal pode ser o ambiente perfeito para descansar, tomar sol e se divertir em família. 

Tornar isso possível pode ser mais fácil do que você imagina. Vale abusar da criatividade e imaginação para deixar o seu quintal com a sua carinha. 

Tem gente que desiste só por achar o seu quintal grande demais, e passa a temer o custo final. Entretanto, há outros que acham que seu quintal é muito pequeno, então nem vale a pena.

Projetos lindos de especialistas em decoração e paisagismo mostram que a criatividade e a funcionalidade podem andar juntas e fazer de qualquer quintal, terraços ou pequenas varandas, um cantinho bem decorado da sua casa ou apartamento.

Para isso, separamos 10 dicas práticas que podem ajudar a planejar o seu quintal de forma harmônica e bem decorada.

Dica 1: Área para relaxar

Independentemente do tamanho do quintal ou varanda, certamente é desejo da maioria que o espaço sirva como um canto para relaxar e viver bons momentos. Então, faça isso! Reserve uma área do espaço disponível para acomodar mobiliários adequados.

Aposte em redes, puffs ou espreguiçadeiras confortáveis e bonitas. Pode ser interessante alguma opção de fonte: o barulho da água pode ajudar no relaxamento.

Para espaços pequenos invista nas opções dois em um, como bancos que também são baús. Estas são ótimas soluções para conciliar conforto e utilidade de armazenamento.

 

Dica 2: Móveis certos

Opte por móveis duradouros, pois podem ficar expostos ao sol, chuva ou vento. Se optar pelos de madeira, que são lindos e muito apropriados para este tipo de ambientação, cuide para que recebam uma boa camada de verniz.

No caso de varandas que são protegidas por vidros ou áreas cobertas e afastadas da chuva, outros materiais como o aço ou ferro também podem ser utilizados. Todavia, considere o conforto térmico na hora da escolha. Por este motivo a madeira, ou opções sintéticas, podem ser as mais adequadas.

 

Dica 3: Receber visitas

Para quem quer aproveitar ao máximo o quintal na hora de receber visitas, para o famoso churrasco brasileiro com amigos, o investimento na área gourmet deve priorizar praticidade, utilidade e conforto.

Uma boa bancada para o cozinheiro oficial, com área de armazenamento para utensílios culinários, é essencial. Há soluções em móveis planejados, mas também opções acessíveis e interessantes como prateleiras.

 

Dica 4: Extensão da sala de jantar 

Tomar um café da manhã em família e apreciar a natureza ou uma vista agradável faz o dia de qualquer um começar bem!

Utilizar o quintal como uma extensão de sua sala de jantar é uma forma harmônica e prática de fazer isso.

As mesas redondas cumprem bem o papel de reunir pessoas e, geralmente, ocupam menos espaço que as quadradas ou retangulares.

 

 Dica 5: Paisagismo

A escolha das plantas certas faz toda a diferença num projeto de decoração de quintal ou varanda.

Aliás, são elas que trazem a natureza para o nosso dia a dia e nos mostram que esta convivência harmônica é revigorante.

Certamente os home-centers ou espaços botânicos que revendem plantas podem te ajudar na escolha, atendendo características do espaço (horário do sol) e sua disponibilidade de tempo para cuidar das plantas.

No mais, é pensar em quais plantas preenchem bem o seu quintal.

Mesclar plantas pendentes, trepadeiras e rasteiras darão uma boa versatilidade ao local. Vasos e pedras para acabamento podem compor muito bem o paisagismo e tornar o seu quintal um espaço muito agradável.

 

Dica 6: Horta decorada 

Sabe o esforço que mencionamos sobre a escolha das plantas para o paisagismo do seu quintal? Por que não incluir aqui plantas e ervas comestíveis e fazer do seu quintal a sua feirinha sempre à mão?

A busca por uma alimentação mais saudável tem levado muita gente a apostar neste recurso.

No seu quintal a horta pode ser espalhada em pequenos vasos, em “baldinhos” coloridos, treliças de madeira ou vasos suspensos por cordas. São alternativas que dão um charme especial.

 

 Dica 7: Balanço

Para quem tem mais espaço, a inclusão de um balanço traz recreação e alegria para o quintal.

Se o público-alvo do balanço forem as crianças, invista nos coloridos. Eles podem ser feitos com pneus suspensos por cordas ou os já prontos e indicados por faixa etária e peso.

Mas se preferir algo mais amplo, tem os de madeira amarrados em cordas e os duplos ou decorados com flores naturais para quem quer um ar de romance.

Em qualquer uma das situações, certifique-se que sejam balanços seguros.

 

Dica 8: Ilumine

Jogue luz ao seu projeto! Uma forma de valorizar muito o paisagismo e trazer um aconchego para o quintal decorado é escolher pontos estratégicos para iluminar.

Esta iluminação pode ser superior e/ou de chão. Fica lindo quando percorre um caminho de pedras no jardim ou ilumina algum ponto central de flores, por exemplo.

Dica 9: Cor e vida 

A alternância de tons da natureza (verdes claros e escuros e cores diversificadas das plantas e flores) combina muito bem com cores e estampas nos detalhes.

Então, não tenha medo de escolher cores vivas para as almofadas, tecidos das cadeiras, dos puffs ou sofás, vasos, luminárias e outros objetos de decoração que devem compor o seu quintal dos sonhos.   

Dica 10: Conte com ajuda profissional 

Os profissionais especializados devem ser valorizados, eles têm conhecimento de causa!

Se for acessível para você, então não hesite em contratá-los. Mas se não for possível, não tem problema! Recorra a boas referências, inclusive com dicas gratuitas destes mesmos profissionais em suas redes sociais.

 

Conte com a Mendes Ortega 

Na hora de comprar um imóvel é importante ter assessoria especializada, que te ajude a tomar a melhor decisão para a sua família!

A Mendes Ortega oferece o melhor serviço e atendimento diferenciado há mais de 35 anos na região de Sorocaba.

Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida!

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

 

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!