IPTU

Para que serve IPTU? Reserve já seu dinheiro!

O início do ano é uma época em que as pessoas costumam ficar muito apreensivas com despesas com impostos, como o IPVA e IPTU, além do material escolar e dos gastos com as festas de final de ano. 

Muitas vezes pagamos tributos sem saber para que servem. Hoje você vai entender tudo sobre o IPTU, seu destino, quem precisa pagar, se é possível ter isenção e muito mais. Confira!

 

O que é o IPTU?

O IPTU, sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, é um imposto municipal, que constitui uma das fontes de renda das prefeituras. 

O IPTU é calculado a partir de alíquota (definida por lei) que pode ser alterada a cada ano. É pago sobre toda propriedade urbana, seja ela imóvel edificado (casas e apartamentos) ou terreno sem qualquer benfeitoria. O imposto anualmente pago pelo contribuinte é calculado sobre o chamado valor venal do imóvel (valor de venda).

Em Sorocaba a alíquota é de 6% com variações de 2,65% decorrente da Lei 8.066/2006.

 

Para que serve o IPTU? 

O IPTU, como os demais impostos, constitui uma das fontes de renda das prefeituras. Todos os impostos arrecadados, inclusive o IPTU, formam uma caixa única, e são direcionados percentualmente para cada um dos setores da administração pública, conforme prevê a legislação tributária.

Não existe um padrão específico para o uso desse recurso arrecadado pelo município. É possível utilizar o IPTU para custear gastos diversos que estejam atrelados ao funcionamento da cidade.

 

Quem paga o IPTU?

O IPTU é pago pelo proprietário do imóvel. Ele pode ser tanto uma pessoa física ou uma pessoa jurídica (empresas). Cada imóvel conta com o seu próprio imposto. Logo, se em um terreno foi construída mais de uma casa, cada uma pagará o seu próprio IPTU. 

E se no terreno não houver construção? Nesse caso, será necessário pagar o Imposto Territorial Urbano (ITU), e não o IPTU em si. 

No caso de imóveis alugados, o artigo 25 da Lei n º 8245/91 (Lei do Inquilinato) determina que, quando previsto no contrato de aluguel, o imposto pode ser cobrado do locatário. Ou seja, se você vai alugar seu imóvel, é possível repassar esta despesa para o inquilino.

 

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Caso o proprietário não pague IPTU, poderá haver consequências desagradáveis:

  • Juros e multa: há uma multa pelo atraso e também juros durante todo o tempo em que a dívida ficar em aberto. 
  • Perda da propriedade: a inadimplência desse imposto pode levar ao leilão do imóvel. 
  • Inclusão na dívida ativa: ao atrasar o IPTU, o nome do devedor também estará em órgãos como o SPC e Serasa, além da dívida ativa do município. Esse último é um cadastro de negativação que entra em vigor depois de 90 dias de atraso.

Há maneiras de negociar o débito, com descontos e parcelamentos, entrando em contato com a prefeitura.

 

Quem tem direito à isenção de IPTU?

A isenção é determinada por leis municipais, por isso varia de município para município.

Na cidade de Sorocaba, têm direito à isenção de IPTU os aposentados, pensionistas, proprietários de um único imóvel com área limitada, imóveis em conjuntos habitacionais verticais de interesse social e portadores de moléstias graves, em conformidade com a lei municipal nº 3.436/1990.

 

Melhorias no imóvel podem implicar em aumento do IPTU? 

Sim! Principalmente se as melhorias implicarem aumento de área construída (como construção de varandas, piscinas, áreas gourmet etc.).

 

É melhor pagar à vista ou parcelado?

Em geral, há descontos para quitar o débito à vista. Com isso, o titular pode pagar menos impostos e não acumular esse compromisso mensalmente. 

No entanto, também existem outras obrigações no começo do ano. Portanto, é importante olhar para cada planejamento financeiro e ver o que fica melhor para a família considerando cada custo de vida local.  

 Curtiu as dicas? Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida!

Entre em contato agora com um de nossos corretores!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!