alugar casa

O que levar em consideração ao alugar uma casa?

Alugar um imóvel pode envolver alguns desafios, principalmente se você não tiver muita experiência com isso. É essencial que você leve em consideração alguns fatores antes de alugar uma casa ou apartamento.  Confira no texto de hoje todas as informações necessárias para evitar más surpresas!

Fatores que devem ser considerados na hora de alugar um imóvel 

Quando alugamos um imóvel, não o fazemos visando a finalização do contrato. Pelo contrário, ao alugar um imóvel, estamos decidindo onde morar ou onde fixar nosso negócio por um longo período de tempo (salvo contratos de casas de temporada). Por essa razão, você deve analisar com calma e cuidado alguns fatores. 

Tamanho do imóvel 

O tamanho do imóvel com certeza está entre os fatores que devem ser considerados na hora de alugar.  Pense em todas as suas necessidades como número de quartos, espaço para pets, necessidade de espaço home office, tudo precisa ser planejado antes de buscar o imóvel.

Valor do imóvel 

Quanto esse imóvel vale? O valor do aluguel envolve valor real de venda do imóvel, localização, se é dentro de condomínio ou não, se há outros gastos como taxa de manutenção etc. Todos esses fatores podem encarecer (ou baratear) um aluguel e chamar a atenção dos possíveis inquilinos. 

Contrato

O contrato é o acordo escrito e formal com todas as informações necessárias para o aluguel do imóvel.  O contrato padrão é de 30 meses, mas é possível negociar o prazo para saída sem multa. Normalmente esse prazo é de 12 meses, mas, se você precisa de um prazo diferente, vale conversar com o corretor, que poderá transmitir sua proposta para o proprietário do imóvel. Caso você saia do imóvel antes do período acordado em contrato, você vai pagar uma multa proporcional aos meses que ainda não foram pagos como uma garantia de que o locador não seja prejudicado. 

Fiador 

O fiador é a pessoa que assume contratualmente a responsabilidade subsidiária frente ao inquilino, podendo ser acionado somente se o locatário não cumprir com as suas obrigações.  É preciso que a pessoa que será fiadora tenha um imóvel em seu nome e que aceite assegurar o cumprimento das obrigações do locatário. Atualmente existem alternativas de garantias de pagamento, mas a maior parte dos contratos ainda é feita com a figura do fiador.

Vistoria do imóvel 

É fundamental realizar a vistoria do imóvel antes de assinar qualquer contrato. A vistoria será importante para comprovar o estado em que o imóvel foi alugado e as condições em que ele foi entregue.  Nessa vistoria, algumas informações precisam ter destaque, como o estado das mobílias (se houver), a estrutura do imóvel e se existem algumas marcas de uso na parede.  Tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato de locação é muito importante! – participe ativamente das vistorias, inicial e final. Tire fotos e documente o que julgar necessário.  

Conte com a Mendes Ortega 

Na hora de comprar um imóvel é importante ter assessoria especializada, que te ajude a tomar a melhor decisão para a sua família! A Mendes Ortega oferece o melhor serviço e atendimento diferenciado há mais de 35 anos na região de Sorocaba. Conte com os especialistas da Mendes Ortega para alugar ou vender seu imóvel ou para encontrar o lugar ideal para viver com conforto e qualidade de vida! Entre em contato agora com um de nossos corretores!  

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!