mulher feliz pulando na cama pois tomou a decisão de morar sozinho.

O que fazer para morar sozinho? Veja dicas para se planejar!

A escolha por morar sozinho pode acontecer por diversas razões: estudo, trabalho, separação, busca por independência ou liberdade… O fato é que, no Brasil, o número de pessoas que moram sozinhas vem aumentando ano após ano.

Ter sua própria casa significa ter suas próprias regras. Mas também significa ter mais organização, planejamento e força de vontade perante os desafios – já que agora você não vai ter com quem dividi-los.

Afinal, você será responsável por tudo: compras, contas, limpeza da casa… Entretanto, isso pode ser muito importante para o seu amadurecimento!

Definitivamente, morar sozinho é uma decisão que vai mudar sua vida. Então, é preciso refletir e colocar na balança todos os prós e contras antes de decidir alguma coisa (principalmente como eles te impactam na prática). 

Sobretudo, o planejamento para dar esse passo é essencial. Ninguém quer acabar endividado, né?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar durante esse processo, a fim de tornar as coisas um pouquinho mais fáceis.

Planejamento financeiro 

Se você mora com seus pais e pretende morar sozinho, saiba que isso vai te trazer mais gastos. Por isso, é legal quitar todas suas dívidas antes de tomar essa decisão, e começar a guardar dinheiro antes de se mudar. 

Da mesma forma, coloque todas as futuras despesas na ponta do lápis para não ter imprevistos: conta de internet, luz, telefone, água, condomínio, aluguel, comida, transporte. 

Assim, você consegue visualizar o que cabe no seu bolso para não chegar sempre apertado (ou endividado) no fim do mês.

Veja também: Dicas incríveis para decorar a cozinha

First things first 

O que você vai precisar comprar para poder habitar seu novo lar? 

Alguns itens como: geladeira, fogão e cama são essenciais! Isso significa que se você não tiver, vai ter que comprar. Logo, esses gastos também devem entrar no seu cálculo de gastos antes da mudança.

Uma opção para quem quer economizar são móveis e eletrodomésticos de segunda mão ou usados.

Alugar ou comprar?

Isso depende muito do seu perfil. Se você está no início da carreira, o indicado é alugar até que você tenha seus objetivos futuros mais claros. 

Tenha em mente que o financiamento é um compromisso a longo prazo.

Aprenda a limpar a casa e a cozinhar

Morando sozinho você vai perceber que os copos não se lavam sozinhos, assim como a comida não fica pronta (e deliciosa) num passe de mágica.

Para economizar, uma dica é fazer a limpeza você mesmo. 

Ao mesmo tempo, comer fora ou pedir delivery todo dia pode pesar bastante no orçamento. De uma forma ou de outra você vai acabar tendo que aprender a cozinhar sua própria comida, pode já ir praticando!

Localização 

Vale a pena pesquisar bastante antes de escolher um imóvel. Uma dica, é levar em consideração suas atividades como trabalho e faculdade, porque assim você economiza com transporte. 

Porém, áreas centrais ou cidades metropolitanas podem ser bem mais caras. Então, o ideal é considerar o que se adequa melhor às suas necessidades.

Cidades do interior e próximas à capital podem ser uma opção porque são mais em conta. Além disso, contam com uma qualidade de vida melhor. 

Se você está procurando um lugar em São Paulo, por exemplo, leve em consideração cidades como Sorocaba.

Planejando morar sozinho em Sorocaba? A Mendes Ortega pode te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para você!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!