porcelanato ou ceramica: veja as diferenças e escolha o ideal para sua casa

Está em dúvida entre piso porcelanato ou cerâmica? Veja as diferenças

Quem passa pela experiência de construir ou reformar sabe que o dilema é equilibrar orçamento disponível com qualidade de mão de obra e materiais.

Quando a escolha é o piso mais adequado não para abrir mão da qualidade, pois se forem necessários ajustes posteriores no revestimento, certamente o transtorno será muito maior.

Mas se você está justamente na fase de escolha do revestimento de sua casa ou apartamento, possivelmente já se deparou com a dúvida entre piso porcelanato ou cerâmica.

Além da qualidade do material, outros aspectos que diferenciam um piso do outro devem ser levados em conta, como praticidade, custo e adequação quanto a estilo e ambientes específicos.

Ficou interessado? Confira a seguir algumas dicas valiosas que podem te ajudar a escolher entre porcelanato ou cerâmica.

Entenda a diferença – porcelanato e cerâmica

De forma geral a principal diferença é que o porcelanato é um material maciço, já a cerâmica é mais porosa, aspectos que estão relacionados com o processo de fabricação, como a utilização de matéria-prima e tempo de exposição à altas temperaturas.

A cerâmica utiliza argila como matéria-prima e costuma ter a borda irregular, característica ideal para atender estilos mais rústicos ou para ambientes cujo toque natural é o mais desejado.

Já o porcelanato recebe materiais mais nobres em sua composição, o que imprime mais resistência e sofisticação ao piso. Justamente por isso é mais indicado para ambientes corporativos ou de grande circulação de pessoas. Tem também uma versatilidade maior de texturas, cores e tamanhos.

Ambiente adequado

Porcelanato ou cerâmica são pisos frios. O tipo de ambiente deve ser o primeiro quesito, avaliando entre áreas secas ou molhadas, para definir a melhor opção entre um e outro.

Para ambientes como cozinha, lavanderia e banheiros que recebem mais incidência de água, a cerâmica é mais aconselhada. Já os espaços chamados sociais podem ser melhor aproveitados com o porcelanato, tanto por sua maior resistência e durabilidade quanto por sua versatilidade de modelos.

Custo da cerâmica x porcelanato

A cerâmica costuma ser a opção mais econômica, pois como explicamos, seu processo de fabricação é mais simplificado. Ainda assim, há uma boa variedade de cores e tamanhos que podem agradar a diferentes estilos de decoração e sem comprometer o custo total da obra.

O porcelanato tem um custo mais elevado, mas em compensação tem ótima durabilidade e um gama de cores, texturas e tamanhos bem diversificada que trazem mais requinte ao revestimento de sua casa ou apartamento.

Manutenção e praticidade

Neste quesito o porcelanato tem boa vantagem, pois para sua limpeza é recomendada apenas pano úmido com detergente suave.

A limpeza da cerâmica precisa ser mais detalhada, pois sua porosidade favorece o acúmulo de sujidades, o que exige um maior esforço e um cuidado especial para se evitar manchas com produtos abrasivos ou manchas de água.

Mão de obra especializada

Esta é uma dica extra que cabe para qualquer item de acabamento na sua reforma ou construção: a mão de obra especializada.

Fique bem atento e busque boas referências de profissionais que já conhecem bem cada um dos pisos e, assim, poderão instalar a cerâmica ou o porcelanato da forma correta, com capricho na estética e sem desperdícios.

Nesta hora, o uso correto do rejunte pode fazer toda a diferença no resultado final do acabamento do revestimento, seja na cerâmica ou porcelanato.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!