casa verde e amarela x minha casa minha vida

Casa Verde e Amarela x Minha Casa, Minha Vida: conheça as diferenças

Casa Verde Amarela e Minha Casa, Minha Vida, dois diferentes programas que possuem finalidades, até certo ponto, muito parecidas.

Como os próprios nomes dos programas já dão a entender, eles foram pensados para ajudar os brasileiros a realizarem o sonho da casa própria.

Cada um deles, no entanto, foi planejado e executado por grupos políticos diferentes e em momentos históricos e econômicos diferentes do país, o que, consequentemente, gerou uma série de diferenças que podem fazer a diferença para muitos brasileiros.

Portanto, se você quiser entender melhor como funcionam os dois programas para não cometer erros de entendimento, então confira o texto abaixo agora mesmo!

Como funcionam os programas Casa Verde Amarela e Minha Casa, Minha Vida

Esses programas, como já dissemos, visam auxiliar os brasileiros a conseguirem efetuar a compra de um imóvel. Mas de que maneira eles funcionam?

Basicamente eles funcionam por meio da inclusão de mais pessoas dentro da gama de financiamentos de imóveis.

Para isso, são utilizados os bancos estatais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para possibilitar a aprovação dos financiamentos.

Dessa forma, pessoas que normalmente não teriam acesso às vantagens do financiamento bancário passam a poder contar com esse artifício para ter uma moradia digna.

Mas não é apenas isso. Os programas ainda contam com certas nuances que precisam ser observadas com cuidado.

Os detalhes de cada programa

O maior norteador, tanto do Minha Casa, Minha Vida, quanto do Casa Verde e Amarela, são as divisões por faixas de renda e as diferenças de taxa entre contribuintes e não contribuintes do FGTS.

O Casa Verde e Amarela divide-se em 3 grupos: os de renda até 2 mil reais; os de renda de 2 mil até 4 mil reais; e os de renda de 4 mil a 7 mil reais.

Para esses grupos, as taxas de juros são progressivas, ou seja, vão aumentando de acordo com o tamanho da renda. Elas começam em 5% e podem chegar até 8,16%.

Vale ressaltar também, que no Casa Verde e Amarela, há também diferenças de taxas de acordo com a região.

No Nordeste, por exemplo, as taxas são menores. Isso foi feito com a intenção de movimentar a economia local mais intensamente nessas áreas agraciadas.

O Minha Casa, Minha Vida, por outro lado, não contava com distinções regionais de taxas e ainda estruturava as divisões de faixa de renda de maneira diferente: ao invés de 3 grupos, eram 4.

Como ponto em comum, a progressão de taxas maiores para as maiores rendas é algo a ser observado nos dois programas.

Aproveite o Casa Verde e Amarela e venha comprar o seu imóvel com a ajuda da Mendes Ortega!

O Casa Verde e Amarela é o programa de incentivo fiscal para financiamento de imóveis que encontra-se ativo no momento.

Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para garantir o seu imóvel próprio. Entre em contato com a Mendes Ortega, a melhor consultoria imobiliária da região de Sorocaba, e encontre o melhor lar para a sua família!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!