locação de imóvel: cuidados para se manter o bom relacionamento entre locatário e locador. Confira!

Locação de imóvel: cuidados necessários

 Quando você entra em uma locação de imóvel residencial ou comercial naturalmente, quer que ele tenha a personalidade da sua família ou da sua empresa.

 Dependendo da finalidade da locação de imóvel, essa personalização requer uma pintura característica na fachada. Também pode precisar de adaptação de pontos elétricos e etc.

 O fato de não ser o proprietário do imóvel não deve ser motivo para impedir o planejamento de algumas mudanças ou adaptações. Mas antes de mais nada, vale lembrar que todas devem ser comunicadas e autorizadas pelo proprietário por meio da imobiliária.

 Qualquer mudança, mesmo que seja categorizada como uma benfeitoria no imóvel, precisa ser autorizada. Caso contrário, será considerada uma infração contratual, sujeita a multas. Confira nosso artigo especial sobre mudança de imóvel.

 A manutenção do imóvel também é muito importante. Um pensamento simples para justificar este procedimento cauteloso é: Você gostaria que mudassem um imóvel que lhe pertence sem o seu consentimento?

 E se as mudanças não forem viáveis do ponto de vista estrutural?

 E se a falta de manutenção ocasionar um problema maior?

 Por estes motivos, separamos algumas orientações e dicas que podem facilitar a vida que quem irá realizar a locação de imóvel.

Manutenção – de quem é a responsabilidade?

 Cada locação é regida por contrato próprio. Contudo, em linhas gerais o inquilino é responsável por manter o imóvel em condições de uso. Tudo que se refere a limpeza e manutenção estrutural, como limpeza de caixa d’água e calhas, é de sua responsabilidade.

 Na prática vale pensar que todo dano ao imóvel causado pelo seu uso em decorrência de imperícia ou descuido é de responsabilidade do locatário.

 Já o locador tem como responsabilidade o conserto de danos estruturais, ocasionados por defeito na edificação. Ou seja, problemas pré-existentes e que não tenham sido causados pelo locatário ou seus dependentes.

Comunicação e diálogo entre locador e locatário

 Também é obrigação do locatário comunicar ao proprietário do imóvel sobre a ocorrência de danos provocados por ele ou  terceiros. E que possam desencadear em problemas maiores como infiltrações, curto-circuitos e  etc.

 O mesmo vale para possíveis reformas que o locatário deseja realizar no alugado. Qualquer mudança precisa ser comunicada e submetida à aprovação. Este cuidado evitará problemas como furar paredes em áreas de circulação hidráulica. Ou até mesmo, deslocar paredes estruturais que ocasionem perdas materiais ou mesmo fatais.

 Outro ponto muito importante é que qualquer mudança realizada no imóvel precisará ser revertida ao término do contrato. Ou seja, é necessário deixar o imóvel da forma que foi encontrado. Cabe a velha máxima: devemos cuidar do que é dos outros com o mesmo zelo que cuidaríamos se fosse nosso.

 Com tais atitudes a locação de imóvel será vantajosa para todas as partes.

Manutenção preventiva

 A manutenção preventiva periódica é o melhor remédio para evitar as dores de cabeça.

 Em muitos pontos ela é de responsabilidade do locatário, mas nada impede uma negociação com o proprietário. Afinal, o interesse é de ambos.

Instalações elétricas:

  •  certificar a voltagem de equipamentos
  • tirar aparelhos da tomada em caso de fortes chuvas e relâmpagos
  • não deixar fios expostos e não sobrecarregar tomadas e replicadores (benjamins)

 são atitudes simples, mas que ajudam muito a evitar danos elétricos.

Pisos e paredes:

  • cuide para que os móveis ao serem arrastados não risquem o piso ou as paredes.
  • Cuidado também com objetos metálicos como sobras de galões de tinta que podem enferrujar e manchar o piso.
  • Para quem tem crianças, o cuidado é dobrado. cuida para que os pequenos não rabisquem o piso ou paredes com canetas permanentes.
  • Cuidados especiais com o material de limpeza. Vale lembrar que cada piso ( madeira, porcelanato e etc) é limpo com um tipo de produto diferente. Isso evita desgastes antecipados.

Infiltrações:

  • A recomendação é fazer uma revisão anual em azulejos e pisos com rejunte.
  • O vapor e água quentes podem ressecar o rejunte e provocar rachaduras. Cuidado.
  • Sem a função de impermeabilização podem ocorrer infiltrações. Veja se ela está em dia.

Armários e outros móveis:  

  • Se for necessário, faça manutenções ou substituições de peças.
  • fazer manutenções preventivas em outros dispositivos como aquecedores, coifas, box, etc.

Com essas dicas você já consegue manter o bom relacionamento entre locatário e locador.

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