ar-condicionado apartamento

Entenda como cuidar adequadamente de um ar-condicionado

O calor do começo do ano é uma realidade insuperável. E por mais que o clima de verão seja positivo em muitos âmbitos, dormir durante a noite ou trabalhar com altas temperaturas pode ser muito desgastante.

O lado bom disso tudo, porém, é que existem formas de amenizar o calor, pelo menos por alguns momentos. O ar-condicionado é uma ótima opção para aqueles que não suportam o suor trazido pelo clima quente de início de ano.

Mas, com o uso excessivo no verão, o eletrodoméstico pode acabar se desgastando mais rapidamente se não for preservado da maneira correta.

Dessa forma, é preciso cuidar do ar-condicionado da forma adequada para manter o aparelho em suas condições básicas de funcionamento.

Por onde começar a cuidar de um ar-condicionado?

Os aparelhos de ar-condicionado funcionam basicamente como uma geladeira. Ao invés de gelar um ambiente menor, no entanto, o ar-condicionado resfria quartos e ambientes maiores.

Assim, esse aparelho acaba influenciando diretamente no ar local. Um dos problemas do ar-condicionado, inclusive, é o ressecamento do ar de um ambiente, o que acaba causando desconfortos respiratórios para algumas pessoas.

Cuidando do aparelho, porém, esses desconfortos podem ser minimizados. Mas para isso, é preciso saber por onde começar os cuidados.

1- Higienização do ar-condicionado

Em primeiro lugar, é preciso higienizar bem o ar-condicionado. Uma limpeza incorreta pode tornar o ar do ambiente em que o eletrodoméstico é usado cheio de poeira e, consequentemente, bactérias.

Começando pelos filtros, cheque semanalmente e faça limpezas nessa mesma periodicidade para evitar que a sujeira se acumule na parte interior do ar-condicionado.

A limpeza da unidade condensadora também é de extrema importância, ainda que muito não se atentem a esse detalhe.

Essa unidade é a parte externa do aparelho e especialistas devem ser chamados, de tempos em tempos para conferir e realizar higienizações.

2- Manutenções preditivas

Manutenções de segurança são sempre muito bem-vindas para todos os eletrodomésticos, não só os ar-condicionados.

Fique de olho também no gasto energético do seu aparelho, se ele apresentar diferenças aleatórias de consumo, fique atento.

3- Preste atenção nas conexões do aparelho

Barulhos estranhos e vazamentos nas conexões não são bons sinais para um dono de ar-condicionado.

Por isso, prestar atenção nesses detalhes pode prevenir muitos problemas.

Onde encontrar mais dicas como essas?

Gostou das nossas dicas sobre os cuidados com ar-condicionados? Caso a resposta seja positiva, nós temos uma boa notícia: mais dicas como as presentes nesse texto podem ser encontradas no blog da Mendes Ortega!

Somos uma empresa que atua desde 1987 no ramo imobiliário e tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrarem seus lares ideais.

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!