6 Dicas para comprar um apartamento

6 Dicas para comprar um apartamento

Maior segurança, opções de lazer para toda a família e preços mais baixos: esses são alguns dos motivos pelos quais os brasileiros preferem os apartamentos ao buscar um imóvel para morar. Mas, como toda grande aquisição e decisão em nossas vidas, é claro que há alguns cuidados que devem ser tomados antes de fechar a compra de um apartamento. Pensando nisso, a Mendes Ortega elencou as 6 principais dicas para comprar um apartamento.

Veja quais são elas e, se estiver em busca de um imóvel na região de Sorocaba, entre em contato e garanta a melhor opção agora mesmo.

1- Se preocupe apenas com o espaço ideal

Há quem diga que morar em apartamento restringe o espaço disponível para fazer as inúmeras atividades do dia a dia. No entanto, o mercado imobiliário oferece várias opções de apartamentos, com tamanhos maiores e menores, o que significa que não necessariamente você irá perder espaço. Pelo contrário, aproveitará da melhor maneira todos os cômodos da casa.

Nem mais, nem menos: preocupe-se apenas com o espaço que você realmente precisa para se acomodar e também a sua família. Pense, sim, em um futuro próximo e se é necessário comprar um apartamento com um quarto a mais, por exemplo, que poderá ser de um filho ou servir como escritório.

2- Avalie a segurança do local

Ao comprar um apartamento, automaticamente você também irá pagar pelo condomínio, certo? Por isso, é importante avaliar o custo-benefício e, dentro dele, entram as questões de segurança. Ou seja, já que, mensalmente, um valor será dedicado aos serviços do prédio, que este valor também seja transformado em segurança.

Questione como será o acesso ao prédio, se a portaria estará bem equipada com monitoramento, se haverá câmeras, controle para entrada apenas de moradores e a preocupação em contratar profissionais capacitados. Afinal, por se tratar de um ambiente compartilhado, morar em um apartamento geralmente já torna a sua rotina mais segura. Mas nunca é demais garantir que essa segurança seja 100% aquela que você espera.

3- Veja o que é prioridade na área de lazer

Mais um dos grandes diferenciais de se morar em um apartamento: a área de lazer. O que significa que, ao contrário de comprar uma casa, ao comprar um apartamento você também estará adquirindo serviços e benefícios adicionais. Muitas vezes, até maior qualidade de vida.

Mas não se esqueça de avaliar o que realmente você prioriza nessa área comum do prédio. Sempre sonhou em ter uma piscina em sua casa? Acredita que irá economizar com locomoção e mensalidade ao ter uma academia no prédio? Você tem ou pretende ter filhos que aproveitarão espaços como salão de jogos, área infantil, quadras e playground? Costuma dar festas e acredita que um salão faria a diferença nas comemorações especiais? Dependendo das respostas, você saberá se compensa ou não investir em um apartamento que envolve X espaços de lazer.

4- Visite o apartamento de manhã e à noite

Acredite, visitar o apartamento e o bairro em diferentes horários fará a diferença na escolha do apartamento ideal para comprar. Você não vai querer se surpreender com o alto barulho de um barzinho na esquina durante à noite ou uma fábrica na mesma rua que te incomodaria pela manhã. Prefira um bairro estabilizado, tranquilo e seguro para evitar surpresas desagradáveis.

Preocupe-se, também, em conhecer bem a estrutura da região, se há supermercados próximos, assim como transportes públicos. Essa é uma dica primordial para definir a melhor compra de um apartamento que esteja atrelado às suas necessidades diárias.

5- Conheça a infraestrutura do apartamento

Se você não está comprando um apartamento na planta, conhecer a infraestrutura é um detalhe que não pode passar despercebido. Faça uma inspeção detalhada para avaliar o estado do imóvel, desde as instalações elétricas e hidráulicas, até os pisos e revestimentos. Se preciso, leve um profissional para te ajudar, pois, no futuro, isso evitará despesas não planejadas.

Além disso, não se deixe enganar pelo valor “barato” de um apartamento, que pode encarecer justamente de acordo com a estrutura. Por exemplo, apartamentos antigos e usados podem ter valores menores, mas problemas de instalações, falta de bons elevadores ou vagas de garagem. Aliás, verifique se há vagas inclusas no preço inicial e conheça quais são elas – se preciso, negocie aquela que seria melhor para você e seu automóvel.

6- Busque pelo preço que caiba no seu bolso

Nossa última dica é, na verdade, a primeira que você deve levar em consideração. Só saia para buscar um apartamento depois que souber exatamente o valor máximo que pretende gastar, que caiba em seu orçamento e não prejudique o restante das contas. O apartamento dos seus sonhos está por aí, mas procurá-lo sem uma base só poderá te fazer se frustrar ao gostar de um que não cabe no seu bolso.

Procure economizar ao máximo antes de fechar a compra, eliminar as dívidas e não comprometer muito a sua renda, pois, além do valor da compra – que, se financiada, envolve taxas e limites diferenciados –, ainda haverá gastos como o ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis), com escritura e registro do apartamento em cartório, fora as despesas com mudança, móveis e possíveis reformas.

Gostou das dicas para comprar o apartamento que sempre sonhou? Fora essas, ainda há aquela especial: pesquise bem as oportunidades e, para isso, conte com uma imobiliária de confiança.

Se estiver em busca de um apartamento pela região de Sorocaba, você já está no lugar certo! Entre em contato com a Mendes Ortega e fale com um de nossos profissionais!

Leia também

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

Procurando um imóvel? Fale conosco!