10 Vantagens de morar em um apartamento pequeno

10 Vantagens de morar em um apartamento pequeno

Independentemente de qual grande centro do mundo você more agora, seja Nova Iorque, São Paulo, ou Tóquio, uma coisa é certa: existe uma grande chance de você morar em um apartamento pequeno. Isso porque a maioria das pessoas hoje em dia precisa construir suas carreiras e investir tempo e dinheiro em outras coisas que não um lugar enorme para morar.

Logo, é bem comum que o seu primeiro apartamento seja um apartamento pequeno, e é mais comum ainda que muitas pessoas passem a vida vivendo nesses espaços. As cidades estão crescendo, a população aumentando, e o espaço urbano está sendo cada vez mais dividido.

Falando assim, parece até que viver em um apartamento pequeno é ruim, apertado, e algo simplesmente provisório. Mas não é não! Existem inúmeras vantagens em viver em um apartamento pequeno, e nós resolvemos listar 10 delas para você. Veja só:

  • É mais barato

A primeira é óbvio vantagem é o preço. Não apenas do aluguel ou do valor de compra do imóvel, mas também das contas que você terá que pagar no final do mês. Um apartamento menor consome, consequentemente, menos água, menos energia, é mais fácil e barato de manter climatizado… Sem contar que você vai gastar menos com móveis, decoração, e utensílios! Colocando tudo na ponta do lápis, dá até pra economizar um pouquinho pra colocar na poupança ou investir em outras coisas, né?

  • É muito mais difícil acumular coisas

Em um apartamento pequeno, é difícil acumular coisas que não precisamos quando simplesmente não conseguimos escondê-las! Além de contribuir com o meio ambiente, você contribui também para sua saúde física e mental, já que muitos especialistas defendem o estilo de vida minimalista como o mais saudável e menos impactante para a nossa saúde. Mudando-se para um apartamento pequeno, então, você terá que praticar o desapego, e existem grandes chances de, mesmo após doar metade das suas coisas, ainda restem itens suficientes para preencher o seu novo pequeno apartamento.

  • Você exercita a criatividade

Pensar em formas de decorar e organizar um ambiente pequeno não é fácil, mas não é impossível, e pode ser muito compensador. Você pode conferir aqui o nosso post sobre “Quais os cuidados que se deve ter na hora de decorar um apartamento pequeno” para pegar algumas dicas sobre como ser criativo e fazer com que o seu espaço pareça maior. Você estará constantemente exercitando seu pensamento crítico, e não viverá na monotonia, jamais.

  • Muito mais fácil de limpar

Pense no tempo livre que você irá ganhar! Tempo este que poderá ser investido em outras coisas, inclusive em organizar a casa. Muito mais fácil manter o apartamento impecável, não é mesmo? Fora a economia em produtos de limpeza. Mais uma vez aqui o tamanho do apartamento compensando financeiramente e nos benefícios para o meio ambiente. Mais um ponto pra ele!

  • A decoração gera muito mais impacto

Em uma sala pequena, por exemplo, um quadro bonito na parede já é o suficiente para fazer o ambiente parecer sofisticado. Além de poder comprar menos itens, gastando menos dinheiro, você poderá investir em qualidade, ao invés de priorizar a quantidade. Ter aquele abajur que sempre quis, aquele tapete que valoriza a sala de estar, ou aquele quadro de um pintor bacana, será mais fácil do que nunca.

  • Mudanças são mais fáceis

Tanto mudanças internas, quando você se cansa do ambiente e deseja mudar os móveis de lugar, ou está afim de trocar os móveis por outros mais modernos, quanto mudanças de casa mesmo. Pensa na quantidade de caixas a menos que você precisará empacotar e desempacotar! E sem ter que passar dois dias comendo macarrão instantâneo porque não acha as panelas no meio da bagunça toda…

  • É mais fácil de manter

Nesse caso, manutenções não são apenas mais baratas como mais simples e rápidas. Você consegue identificar facilmente quando algo não está funcionando como deveria, e muito provavelmente irá conseguir pagar o conserto, que será rápido e prático.

  • Dá pra viver melhor

É muito mais fácil ter coisas boas em casa quando a casa é pequena. Podemos investir em bons sabonetes se possuímos apenas um banheiro. Podemos comprar boas panelas se temos pouco espaço para guardá-las na cozinha. É novamente o investir em qualidade e não em quantidade. Você pode viver mais confortavelmente gastando menos, e acumulando menos.

  • É muito mais difícil perder alguma coisa

Quando o apartamento é pequeno, os objetos ficam mais amostra e, geralmente, existe uma menor quantidade de móveis e locais onde você pode ter acidentalmente deixado a chave do carro ou o controle remoto da TV.

  • É prático

Tudo que você precisa está ao alcance das mãos – ou quase. Para os dias de hoje, quando estamos sempre com pressa e frequentemente precisamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, um espaço pequeno é o ideal, nos permitindo transitar da cozinha para o quarto com muito mais praticidade, facilitando nosso dia a dia.

Já tinha parado para pensar em todas essas vantagens? Como você pode perceber, morar em um apartamento pequeno pode ser muito melhor do que você imagina!

Como se chama um apartamento pequeno?

No Brasil, um apartamento pequeno pode ser chamado de diversas formas. Dentre as mais comuns, quitinete, flat, estúdio ou loft são as maneiras mais populares.

Como organizar um apartamento pequeno?

Para organizar um apartamento pequeno é importante apostar numa decoração que não ocupe tanto espaço além de abusar de prendedores de paredes (pois eles não ocupam espaço no chão). Para mais dicas, acesse o nosso site!

Como montar um apartamento pequeno com pouco dinheiro?

Quando não há muito dinheiro e nem espaço, é preciso usar a criatividade. Uma pesquisa aprofundada de preços e a utilização de móveis com mais de uma função/utilidade também são providências essenciais.

O que comprar para o meu primeiro apartamento?

Para o seu primeiro apartamento, foque no essencial, como fogão, geladeira, panelas, pratos, talheres e copos. A partir disso, uma boa decoração também é um ótimo passo!

Leia também

2 Comentários

  • Reply Wladimir irineu alves 17 de agosto de 2017 at 12:19

    Quero um apto pequeno pode ser kit mobiliado ultimo andar pode ser sem elevador para alugar com calção moro só com dois gatinhos não tenho preferencia por bairro menos zona norte

  • Reply Marli Vitale 24 de agosto de 2017 at 01:23

    Reginaldo, onde fica esse apto? É exatamente isso que quero. Lembra que nos falamos no dia 23.08 pela manhã…. até que vc comentou da igreja São Benedito. Aguardo seu retorno.

  • Deixe um comentário

    Procurando um imóvel? Fale conosco!